Depois de um final de semana com frio intenso em cidades do Sul e Sudeste, as temperaturas devem continuar em baixa. No Rio Grande do Sul, chegou a cair neve em algumas cidades no último sábado.
Pelas previsões do Instituto Nacional e Meteorologia (Inmet), a temperatura pode chegar a 3º C em áreas do estado gaúcho e de Santa Catarina, com forte chance de geada.
O frio também deve se intensificar em cidades do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Nordeste.
Na região central do país, o alerta é para seca, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.
Nessas áreas, é fundamental beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas.
Já na Região Norte, as chuvas devem aumentar. As áreas mais afetadas serão Norte de Roraima, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Norte Amazonense, Sul Amazonense e Sul de Roraima.
São Paulo
O domingo (10) foi de céu nublado e encoberto com sensação de frio na capital paulista, com a temperatura média de 13,4°C na capital paulista. O vento úmido e frio que sopra do mar, associado à massa de ar polar manteve o céu encoberto e as temperaturas baixas. Com isso, a Defesa Civil municipal mantém a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde o dia 22 de junho.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, o ar frio e seco permanece sobre a região metropolitana de São Paulo, mantendo as noites, madrugadas e primeiras horas da manhã frias. O predomínio de sol vai favorecer a gradual elevação das temperaturas durante as tardes e não há previsão de chuva.
Campo Grande marca sensação térmica de -0,1°C na madrugada de segunda-feira
A segunda-feira (11) começa com muitas nuvens com o surgimento de sol predominante pela manhã. Os termômetros oscilam entre a mínima de 9°C e a máxima de 17°C. O dia vai terminar com aumento de nuvens e sensação de frio. A terça-feira (12) tem previsão de formação de névoa úmida e muitas nuvens entre a madrugada e o amanhecer. A nebulosidade se dissipa ainda pela manhã, com predomínio de sol e elevação de temperatura. A temperatura mínima é de 9°C e a máxima de 20°C. Umidade do ar em declínio, com percentuais mínimos em torno dos 40% à tarde.
Os termômetros continuam marcando baixas temperaturas em Mato Grosso do Sul, na 5ª onda de frio do ano. Campo Grande amanheceu, nesta segunda-feira (11), com sensação térmica de -0,1°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Conforme as estações monitoradas, a Capital registrou mínima de 4,8°C, e sensação negativa nas primeiras horas do dia. Contudo, a menor mínima foi registrada em Rio Brilhante, com 0,6°C. A região pantaneira de Corumbá também marcou temperatura gelada, com 1,2°C na estação da Fazenda Campo Zélia.
Todos os 79 municípios registraram mínimas de 0 a 13°C durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, com geada na região sul.
A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica pós-frontal inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme em Mato Grosso do Sul. Além disso, a temperatura máxima oscila entre 21 a 25°C.
Créditos: Agência Brasil/Midiamax





















