O fenômeno conhecido como “superlua azul” poderá ser visto no céu de todo o Brasil, desde que não fique nublado onde o observador esteja, nesta segunda-feira (19). O fenômeno se encerrará na quarta-feira (21) de manhã.
Essa será a primeira de quatro superluas que acontecerão neste ano. A Lua poderá ser observada normalmente a olho nu. Segundo o estudante de física, Henrique Arcuri, a superlua ficará visível a partir de 17h57 no horário de Mato Grosso do Sul.
O estudante faz parte do Clube de Astronomia Carl Sagan, e explica que o termo “superlua” significa que a Lua estará em seu ponto de periélio, ou seja, no ponto mais próximo da Terra.
“A Lua nascerá a leste, por volta das 18h, cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia normal”, afirmou Henrique.
Segundo a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), o termo foi cunhado em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle, referindo-se a uma Lua cheia que ocorre com a Lua no perigeu ou até 90% próxima desse ponto. A distância específica que caracteriza a Superlua pode variar, pois a órbita da Lua é elíptica, e não circular.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS