Os surfistas brasileiros Pedro Scooby e Maya Gabeira já sofreram acidente nas ondas de Nazaré, em Portugal, onde Márcio Freire perdeu sua vida na última quarta-feira (04/01).
A brasileira Maya sofreu um grave acidente em 2013 enquanto surfava uma onda para tentar quebrar seu maior recorde. A surfista ficou submersa por alguns minutos até ser resgatada. Levada à praia sem consciência, Maya precisou ser reanimada e em seguida conduzida ao hospital.
Alguns anos depois, a brasileira falou sobre o acidente e afirmou que seu ex-mentor foi um dos maiores responsáveis pelo seu acidente e quase morte. Maya Gabeira revelou que antes de encarar as ondas gigantes, estava insegura e sentiu que Carlos Burle não compreendeu a situação.
“Após eu levar a segunda grande onda na cabeça, eu perdi meu colete salva-vidas e a consciência. Era o pior cenário possível. E quando Burle tenta me pegar, ele faz uma abordagem péssima, pois ele esperava que eu estivesse bem. Tenho certeza que ele aprendeu que se um corpo está sumido no mar há mais de 10 minutos não está ok”, criticou a surfista.
Em 2019 foi a vez de Pedro Scooby ver sua vida por um fio nas gigantes ondas de Nazaré. O brasileiro teve sua cabeça aberta e foi necessário tomar pontos.
“Pense em uma meia dentro da máquina de lavar, girando, girando, se perdendo numa imensidão de água, espuma e movimento. Foi assim que eu me senti naquela manhã em Nazaré”, relatou Scooby sobre a sensação na hora do acidente.
“Fiquei mais de um minuto na água. Enquanto eu brigava para retornar, a equipe de socorro tentava me achar no meio do caos marítimo. Era como achar um grão de areia na piscina. Mas eu nunca pensei em desistir. Naquele momento, era difícil pensar em qualquer coisa. Eu estava prestes a desmaiar, mas aquele não era um bom dia para morrer. No último segundo possível, eu finalmente cheguei à superfície. E logo voltei a escutar vozes humanas” disse o surfista.
Fonte: Metrópoles