Sustentabilidade: Prefeitura prepara servidores para adesão ao programa “Papel Zero”

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste deu mais um importante passo em direção a sustentabilidade. Neste fim do mês de julho e início de agosto, os servidores públicos participaram de um treinamento para a adoção de práticas sustentáveis que serão empregadas para implementação de um sistema de produção e gestão de documentos sem o uso de papel.

O “Papel Zero”, tem como objetivo reduzir significativamente a utilização de papéis na geração de documentos oficiais como ofícios e comunicados internos dentro da Prefeitura, transformando-os em processos exclusivamente eletrônicos. De acordo com a secretária de Administração e Finanças, Osana Ramos Nogueira, com a medida a gestão pretende conquistar mais eficiência, economia e segurança no tratamento da informação.

Com a implantação do sistema no Município, todos os atos normativos das pastas municipais também serão digitais. “Ao adotarmos estas medidas, estimulamos ainda a conscientização da nossa população quanto ao uso indiscriminado do papel e os impactos que isso pode causar ao nosso meio ambiente”, comentou Osana.

O programa de gestão de documentos é da empresa Fiorilli Software, que já atende a Prefeitura com programas nos setores financeiro e administrativo. Durante vários dias, a empresa esteve com instrutores realizando oficinas e palestras sobre a utilização do sistema e os benefícios deste para a gestão.

Leandro de Souza Batista, um dos técnicos responsáveis pela formação, explicou que, futuramente, além dos servidores, a população também poderá utilizar o sistema. “Neste primeiro momento, o servidor estará utilizando o sistema, que se encontra em fase de testes, para se habituar às ferramentas. Esperamos, em breve, liberar o Papel Zero para que os cidadãos são-gabrielenses também possam realizar solicitações à Prefeitura, como protocolos ou outros serviços”, reforçou Leandro.

A implantação faz parte das metas propostas pelo prefeito Jeferson Tomazoni em busca da desburocratização do serviço público, oferecendo mais agilidade e garantindo a comunicação de forma mais rápida e eficiente. A medida fortalece também o planejamento e demonstra um compromisso efetivo da Prefeitura com o meio ambiente.

Notícias semelhantes