Terceiro veranico do ano atingirá MS com temperaturas 5°C acima da média

O inverno em Mato Grosso do Sul entra em uma fase atípica nesta segunda quinzena de agosto. De acordo com o Climatempo, as temperaturas devem ficar pelo menos 5 °C acima da média climatológica para o mês no Estado.

O fenômeno será provocado por um bloqueio atmosférico sobre o interior do Brasil. Com o afastamento da última massa de ar polar e a atuação de uma área de ar seco, os ventos passam a soprar do norte e nordeste, trazendo ar mais quente e muitas horas de sol forte. Esse cenário dá início ao chamado veranico, o terceiro registrado em 2025, que começa na próxima quarta-feira (20) e pode se estender até o dia 25.

Além do calor, a baixa umidade relativa do ar preocupa. O índice, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) deveria se manter em torno de 60%, deve ficar muito abaixo desse valor, aumentando o risco de problemas respiratórios. A recomendação é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia e redobrar cuidados com crianças e idosos.

Nesta sexta-feira (15), Mato Grosso do Sul já está sob dois alertas de baixa umidade do ar, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Um deles é de cor vermelha, quando há grande perigo, e prevê umidade relativa do ar abaixo de 12%. Nessa condição, há alto risco de incêndios florestais e danos à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e irritação nos olhos.

Ao todo, 23 cidades estão incluídas no alerta vermelho: Água Clara, Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Os outros 46 municípios de MS estão sob alerta amarelo, quando há perigo potencial, com umidade variando entre 20% e 30%. Nesse caso, o risco de incêndios e problemas à saúde é considerado baixo.

O Inmet recomenda o consumo de bastante líquido, uso de hidratante para pele e umidificação dos ambientes. Também orienta evitar atividades físicas nas horas mais secas e quentes do dia, limitar a exposição ao sol e reduzir o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.

 

Matéria: Campo Grande News

Notícias semelhantes