A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) recebe até 13 de janeiro as sugestões ao projeto de relicitação da BR-163, que se estende por 845, 9 quilômetros, cortando Mato Grosso do Sul de Norte a Sul.
As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até às 17 horas do dia 13 de janeiro de 2025 (horário de Mato Grosso do Sul), por meio do Sistema de Participação Pública da ANTT – ParticipANTT.
Para enviar a sua contribuição, clique aqui.
A nova licitação da rodovia, que foi entregue à iniciativa privada em 2014, com a promessa de duplicação total, traz, agora, um cronograma de obras parciais. A CCR MS Via, que explora a rodovia com cobrança de pedágios, busca assumir o novo contrato.
A empresa será a proposta 01 a ser protocolada como interessada pela concessão na B3 (Bolsa de Valores). A expectativa é que o projeto seja leiloado no final de abril ou começo de maio de 2025. Se tudo der certo, o cronograma prevê início das obras em julho do ano que vem.
A obrigação da empresa vencedora é fazer apenas 19 km de duplicação e 6 km de faixa adicional nos primeiros 12 meses. Com a obra feita, o pedágio já sofre reajuste de 33,7%.
Dentre as prioridades nesta duplicação inicial estão assegurados os trechos que passam por Campo Grande, Jaraguari e São Gabriel do Oeste, que mais ocorrem acidentes.
O novo contrato vai manter as nove praças de pedágio, 17 bases operacionais, 16 guinchos, 17 ambulâncias, 477 câmeras de monitoramento. A novidade é a ampliação no número de radares, que passará de 13 para 51 operando.
Matéria: Campo Grande News