TRE na Escola Cidadã: TRE leva informações sobre urna eletrônica para estudantes de São Gabriel do Oeste

Mais de 120 estudantes da Escola Estadual São Gabriel participaram na manhã desta segunda-feira (05) de uma ação proposta pelo TRE de Mato Grosso do Sul – o TRE na Escola Cidadã. O objetivo do programa é apresentar aos jovens a urna eletrônica e esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral.

Durante a ação, a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Lisiane Kelli Felix de Almeida, apresentou aos adolescentes o funcionamento dos componentes da urna, falou sobre a importância da participação do jovem na vida política do país e entregou um material orientativo sobre a justiça eleitoral e o impacto da política na vida das pessoas.

Lisiane e sua equipe realizaram demonstrações da utilização da urna eletrônica e explicaram também sobre a segurança do sistema informatizado das eleições. “É de extrema importância levar aos jovens informações sobre como é realizado o processo eleitoral no país, apresentando o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral”, pontuou. Ela ainda falou sobre a necessidade de promover uma reflexão sobre o voto consciente e a ética na política.

“Estimular o exercício da cidadania é uma das nossas missões”, disse. Lisiane explicou que apresentar a urna e levar informações para as unidades escolares visa contribuir ainda para a construção de uma sociedade muito mais justa e democrática, conscientizando a juventude sobre a necessidade de tirar o título de eleitor e participar da construção do futuro da sociedade.

Jovens na Eleição

Os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições, podem tirar a primeira via do seu título de eleitor. Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos completos no dia do pleito. A regra começou a valer em 1994, depois que a estudante Renata Cristina Rabelo Gomes, então com 15 anos de idade, solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisse seu entendimento sobre o tema para que fosse concedido o título eleitoral aos jovens nessa faixa etária.

Notícias semelhantes