Troca de partidos agita os bastidores da política em São Gabriel do Oeste

Terminou na última sexta-feira (5), às 23h59, a chamada “janela partidária”  período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro. O prazo foi aberto em 7 de março para permitir o troca-troca partidário dentro das regras eleitorais.

Este é o período onde possíveis candidatos articulam a permanência ou a mudança de partidos, em São Gabriel do Oeste não poderia ser diferente, com as proximidades da composições de chapas para as eleições, vários nomes são ventilados em partidos e três atuais vereadores já decidiram em quais siglas devem concorrer as próximas eleições.

Ramão Gomes:

Ramão é visto hoje como principal articulador da oposição que tenta emplacar o nome do ex-prefeito Adão Rolim como possível adversário do também ex-prefeito Sérgio Marcon, Marcon conta com o apoio do atual prefeito Jéferson Tomazoni. Ramão Gomes estava no MDB e já que tudo se encaminha para que o MDB caminhe com Sérgio Marcon nas eleições desse ano, ele resolveu deixar o MDB e filiar-se ao União Brasil.

Vagner Trindade: 

O vereador Wagner Trindade que também lançou seu nome como possível candidato a prefeito de São Gabriel do Oeste deixa o PSDB, de acordo com o vereador o desconforto com o atual partido o fez optar pela troca, ele se filiou ao PSD, partido do Senador Nelsinho Trad. Com um discurso de ouvir a população, planejar e realizar, Vagner reforça o grupo de vereadores e lideranças que buscam construir uma alternativa para as próximas eleições.

Dr Fred:

Fred que estava no Solidariedade se junta ao vereador Ramão Gomes e deve concorrer as eleições pelo União Brasil. Quem também está e deve continuar no União Brasil é o atual presidente da Câmara Municipal Fernando Rocha, em conversa com nossa reportagem, Fernando pontuou que continua com o nome a disposição como pré-candidato a prefeito, porém não tem intenção de concorrer a vereança.

Pré-candidatos a prefeito: 

Com a aproximação das definições de chapas que devem concorrer a eleição majoritária, alguns nomes permanecem como pré-candidatos a prefeito, como descrito acima na matéria, os vereadores Vagner trindade, Rogério Rohr e Fernando Rocha ainda permanecem como pré-candidatos e tentam articular a efetivação de seus nomes como possíveis candidatos. A vereadora Kalícia de Brito que também lançou sua pré-candidatura tem a companhia da também emedebista Rose Pires que até a última semana estava como presidente do SAAE, ambas ainda permanecem com o nome a disposição. Aposta do Republicanos, o médico Dr. Clodoaldo também lançou sua pré-candidatura e articula nos bastidores o seu nome como uma opção.

Os dois nomes que ganharam força nos últimos dias foram o dos ex-prefeitos Sérgio Marcon e Adão Rolim, que ensaiam uma volta a prefeitura de São Gabriel do Oeste, Rolim está a 8 anos longe da política, ele deixou o PL para filiar-se ao Solidariedade. Já Sérgio Marcon estava a um tempo maior, porém está sempre nos bastidores da política local e conta com a preferência e apoio do governador Eduardo Riedel e prefeito Jéferson Tomazoni.

Com a proximidade das eleições, as articulações vão acontecendo e o cenário político vai se desenhando, as cartas já estão na mesa, resta ver quem tem as melhores propostas e conseguirá cativar o eleitor são-gabrielense conquistando assim o seu voto. Aguardamos as cenas dos próximos capítulos das eleições 2024 em São Gabriel do Oeste.

 

Notícias semelhantes