Vacinação antirrábica: Ação acontece dia 8 e 9 no Assentamento Campanário

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação contra a raiva para cães e gatos do Assentamento Campanário acontecerá nos próximos dias 8 e 9 de setembro. A data é a segunda do esquema de quatro etapas da Campanha de Vacinação Antirrábica 2021, realizada pela pasta em São Gabriel do Oeste. Animais da área urbana poderão ser imunizados no dia D da Campanha, previsto para acontecer no dia 18 de setembro.

Nos dias 8 e 9, as vacinas antirrábicas serão destinadas para os animais domésticos do Assentamento, sendo que no dia 08, a imunização acontecerá de lote em lote durante o dia todo e no dia 09 a aplicação da vacina será apenas no período da tarde. De acordo com a veterinária responsável pela Campanha, Raiane Oliveira, é necessário que os donos dos animais mantenham os seus bichinhos presos para que a equipe possa aplicar a vacina antirrábica. Todos os animais acima de 4 meses poderão ser imunizados.

A próxima etapa de vacinação deverá acontecer no Distrito do Areado. Já o Dia D da campanha está marcado inicialmente para 18 de setembro e como em outras Campanhas, deverá acontecer em diversos pontos da cidade; como escolas e unidades de saúde.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Água e comida devem ser administradas normalmente.

Principais sinais clínicos da raiva

  • Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais;
  • Tristeza: os animais começam a procurar locais escuros;
  • Latido diferente do normal;
  • Boca aberta e salivação constante;
  • Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água;
  • Distúrbios de coordenação motora;
  • Convulsões;
  • Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado.

Ciclo de Transmissão

Como a raiva é uma doença infecciosa, que afeta também outros animais, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos, os especialistas recomendam cuidado com o ciclo aéreo da transmissão, protagonizada pelos morcegos, responsáveis por perpetuar a circulação do vírus.

Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de quatro meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

Notícias semelhantes