Na data de ontem (05), o vereador Valter Brandão esteve em diversas regiões da zona rural de São Gabriel do Oeste para acompanhar de perto os danos causados pelas fortes chuvas nas estradas e pontes do município, distritos e também na cidade vizinha de Corguinho.
Em alguns trechos, o cenário é preocupante: pontes levadas pela força da água, estradas comprometidas e produtores enfrentando dificuldades para escoar a produção e garantir o deslocamento de suas famílias.
“Para quem vive no campo, estrada não é apenas chão batido, é acesso à saúde, à educação e ao sustento”, explica o parlamentar.
Brandão destacou que, conforme indicações e pedidos já apresentados anteriormente à prefeitura, os problemas nas estradas rurais e pontes não são recentes. Em alguns casos, a situação se arrasta há anos. A ponte que liga São Gabriel do Oeste ao município de Corguinho, por exemplo, já se aproxima de quase dois anos de interdição, após ter sido levada pelas chuvas, afetando diretamente moradores e produtores da região.
Durante as visitas, ele também esteve em contato com o prefeito Leocir Montagna e com o secretário de Infraestrutura e Trânsito, Odair Pereira Junior, buscando de forma conjunta apoio junto ao Governo do Estado e ao deputado estadual Renato Câmara, com o objetivo de viabilizar recursos e acelerar a recuperação das estradas rurais e pontes deterioradas.
No Distrito do Areado, o vereador acompanhou de perto as demandas relacionadas à falta de energia elétrica provocada pelo rompimento de cabos em decorrência das chuvas. Ele também auxiliou na formalização e no acompanhamento dos protocolos junto à empresa concessionária de energia, cobrando agilidade no restabelecimento do serviço para garantir segurança e condições mínimas às famílias e produtores da localidade.
Além da agenda voltada à infraestrutura, Brandão também esteve no município de Corguinho, onde levou doações de munícipes de São Gabriel às famílias que ficaram desabrigadas em razão das enchentes. O gesto reforça não apenas a preocupação com a recuperação das estradas, mas também a solidariedade com aqueles que perderam bens e enfrentam um momento de extrema dificuldade.
A mobilização reforça as cobranças por um plano de ação estruturado, com cronograma definido, além de medidas emergenciais que garantam o acesso das comunidades rurais enquanto os reparos definitivos não são concluídos.
“Nosso produtor e nossas famílias não podem continuar enfrentando esse sofrimento. É hora de união, responsabilidade e ação”, ressaltou o parlamentar.
Segundo ele, a expectativa é de que, com união de esforços e apoio estadual, o município consiga restabelecer a trafegabilidade, normalizar os serviços essenciais e devolver segurança, dignidade e esperança às famílias atingidas.


















