Vereadores participam da 9ª Conferencia Municipal de Saúde.

Os vereadores Fernando Rocha, Frederico Marcondes, Perkão Sales e Suelen Pascoal, participaram na tarde da última sexta-feira (24), da 9ª Conferência Municipal da Saúde. O evento ocorreu no Auditório da Prefeitura, e foi a primeira etapa para o credenciamento dos Delegados e propostas que seguirão para as etapas Estadual e Nacional.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência tem como objetivo reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir as políticas públicas de saúde e propor diretrizes que possam ser incorporadas nos planos de saúde nacional, estaduais e municipais.

A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade única para discutir a temática da saúde com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia. A partir dessas discussões, é possível reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, como a universalidade, integralidade e equidade, para garantir a saúde como direito humano.

Além disso, a conferência possibilita a mobilização e o estabelecimento de diálogos diretos com a sociedade brasileira acerca da saúde como um direito constitucional e da defesa do SUS. É fundamental garantir a participação popular e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade, em todas as etapas da conferência.

Veja os eixos temáticos debatidos nas pré-conferências:

Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

Eixo 4 – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Além dos vereadores mencionados, participaram da conferência, o vice-prefeito, Valdecir Malacarne, o secretário de saúde, Geraldo Rolim, o presidente do conselho municipal de saúde, Pedro Henrique da Silva, a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, a presidente da FUNSAÚDE, Michele Pauperio, a secretária de Educação, Daniele Souza e representantes do poder público e da sociedade civil.

Notícias semelhantes