Vereadores de São Gabriel aprovam receita de 2020, incentivos aos servidores do SAAE e Agentes Comunitários de Saúde

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Encerrando as atividades do Legislativo no ano de 2019, os parlamentares de São Gabriel do Oeste estudaram, discutiram e aprovaram por unanimidade as seis matérias inscritas na Sessão Ordinária e Sessão Extraordinária realizadas na terça-feira (17). Na Sessão Ordinária cinco projetos, entre eles, o adicional noturno e assiduidade dos motoristas e coletores de resíduos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE estavam na Ordem do Dia. A Sessão Extraordinária tratou do orçamento geral do município para 2020.

Os dois primeiros temas debatidos na sessão ordinária apresentaram o Projeto de Lei n° 29/2019 e sua emenda modificativa, que dispõe sobre a regulamentação do artigo n° 38 da Lei Municipal 1112/2018. O Projeto de lei instituirá, após a data de sua publicação, o Conselho Municipal de Desporto (CMD) como órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, fiscalizador e representativo da comunidade esportiva de São Gabriel do Oeste.

A terceira matéria votada e aprovada insere os setores 13 e 14 na planta genérica de valores do município estabelecida pela Lei Municipal n° 791/2010. Devida à aprovação de novos loteamentos, após a vigência da Lei Municipal, o presente Projeto se fez necessário para atualização de valores e descrição perimetral de São Gabriel do Oeste.

O Projeto de Lei n° 34/2019 e Projeto de Lei n° 35/2019, ambos apreciados e aprovados, dispõem sobre a concessão de prêmio por assiduidade e criação de adicional noturno aos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Segundo o Projeto, a assiduidade consiste no cumprimento integral do horário, correspondendo a 8% do respectivo salário base.

O adicional noturno vem ao encontro do direito constitucional a qual dispõe que a remuneração do trabalho noturno ser superior ao diurno, compreendido entre as 22 horas de um dia até às 5 horas do dia seguinte, resultando em um acréscimo de 20% ao valor da hora normal.

Sessão Extraordinária. Foto: Divulgação/ASCOM

 

Na Sessão Extraordinária realizada na tarde de terça-feira (17), convocada para discussão e votação do Projeto de Lei Substitutivo 1 ao Projeto de Lei n° 21/2019 que “estima a receita e fixa a despesa do município de Sã Gabriel do Oeste para o exercício de 2020”, foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão. Com a aprovação do projeto encaminhado pelo Executivo Municipal, fica previsto o orçamento de R$ 184.052.005,28 para o próximo ano.

O orçamento geral do município é composto pelo Poder Executivo, Poder Legislativo, Autarquia, Fundação e seus Fundos.

Na última semana, dia 10 de dezembro, os parlamentares aprovaram por unanimidade, durante a sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar n° 16/2019 e o Projeto de Lei n° 31/2019.

O Projeto de Lei Complementar n° 16/2019, altera dispositivos da Lei n° 61/2008, em especial o artigo 11, que institui o Código de Meio Ambiente do município, que com o seu regular funcionamento permitirá a elevação do índice de recebimento do ICMS Ecológico por parte de São Gabriel do Oeste.

O Projeto de Lei n° 31/2019 autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar o incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate as Endemias. Este repasse este previsto em Decreto Federal n° 8.474/2015 e na Lei Federal n° 11350/2006, alterada pelas Leis Federais n°12.994/2014 e n° 13.708/2018. O valor repassado não se incorporará aos vencimentos dos profissionais, não servindo de base de cálculo para o recebimento de qualquer outra vantagem funcional, sendo devido somente enquanto houver os repasses do Ministério da Saúde.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes