Reunião com representantes da Educação e da Segurança inicia debate sobre o modelo de ensino no município
O presidente da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, vereador Valdecir Malacarne e a vereadora Rose Procópio deram mais um passo importante na discussão sobre a implantação de uma Escola Cívico-Militar no município. Os parlamentares participaram de uma reunião no Centro de Formação Mariluce Bittar, em Campo Grande, que reuniu autoridades e técnicos das áreas de Educação e Segurança Pública para tratar dos primeiros encaminhamentos do projeto.
O encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Edivaldo Siqueira de Abreu, da coordenadora Eliana Aparecida Prado Verneque Soares, responsável pela implantação das escolas cívico-militares no Estado, e do tenente-coronel QOPM Cícero Aparecido de Souza, coordenador da Polícia Militar nas unidades do modelo.
Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos, como a definição do nível de ensino (fundamental ou médio), a possibilidade de utilizar uma escola já existente ou criar uma nova unidade, além de pautas voltadas à inclusão de alunos com deficiência ou perfis atípicos, organização das turmas, uniformes e mapeamento das regiões escolares.
O secretário Edivaldo Siqueira reforçou o interesse do Poder Executivo em adotar o modelo, destacando os bons resultados obtidos por escolas cívico-militares em outros municípios e estados, tanto no desempenho acadêmico quanto na formação cidadã dos alunos.
Para Malacarne, o momento é de diálogo e construção conjunta. “Queremos compreender o que o município considera mais relevante. O modelo cívico-militar tem se mostrado eficiente em vários aspectos, mas é essencial ouvirmos a comunidade e avaliarmos juntos o que melhor se adequa à nossa realidade”, afirmou.
A vereadora Rose também ressaltou a importância da parceria entre os poderes na condução do debate. “A educação é a base de tudo, e pensar em um modelo que una disciplina, civismo e inclusão é fundamental. Essa parceria entre Legislativo, Executivo e as forças de segurança demonstra o compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens”, destacou.
As escolas cívico-militares são reconhecidas pela combinação entre disciplina, valores cívicos e projetos pedagógicos inovadores, promovendo uma formação integral voltada para o respeito, a responsabilidade e a cidadania.
A proposta segue em fase de estudo e avaliação técnica, e novas reuniões, além de audiências públicas, devem ocorrer nas próximas semanas para discutir a viabilidade, estrutura e adesão da comunidade ao modelo.