Vídeo que circula em grupos de mensagens mostra o momento em que tabletes de maconha são arremessados no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, situado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. As imagens vieram a público após a prisão de dois policiais militares por suspeita de facilitar a entrada de drogas na unidade prisional.
Vídeo:
Num trecho do vídeo é possível observar que um grupo de presos recebe o entorpecente. “Tá caindo, tá caindo. De um lado e de outro”, narra um deles. “Um tanto no chão… Um monte de amarelinho”, complementa outro.
A reportagem procurou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Por meio de nota, foi apontado que a pasta tem buscado estratégias no sentido de identificar e coibir esses arremessos, com constantes interceptações de ilícitos arremessados, bem como a prisão de pessoas que utilizam desta prática.
A administração reforçou que, para dificultar os arremessos, telas de proteção de seis metros de altura foram instaladas entre a muralha e as salas do estabelecimento penal. “A agência penitenciária também trabalha para possibilitar o telamento sobre os todos os pavilhões, como forma de enfrentamento ainda mais eficaz contra essa prática.
Questionada se poderia identificar os indivíduos responsáveis pela ação, a Agepen ressaltou que a unidade conta com sistemas de câmeras instalados em pontos estratégicos, e que regularmente são realizadas vistorias em celas e demais espaços para retirar ilícitos que possam ter chegado em poder dos detentos.
Sobre o uso de aparelhos celulares, a pasta destaca que tem adotado uma série de medidas para coibir uso de celulares e outros ilícitos nos presídios, com instalação de equipamentos com tecnologia de ponta para vistorias na portaria das unidades como o raio-x corporal e de inspeção de objetos.
Por fim, a administração reforçou que irá realizar as demais apurações necessárias e que atua em conjunto com outros órgãos de investigação da Segurança Pública. Não foi divulgado quando as imagens foram feitas.
Operação Torre Cega
Deflagrada pela Corregedoria da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), a operação prendeu dois policiais militares nesta quarta-feira (13), por suspeita de facilitar a entrada de drogas na “Máxima”.
Os cabos atuavam no Batalhão de Guarda e Escolta da penitenciária. As prisões são preventivas. Um dos policiais foi detido no interior do Estado. O outro foi preso na Capital enquanto estava de serviço. O nome deles não foi informado.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS