Vídeo: Produtor percebe cabo de energia rompido e impede novo incêndio na região da MS-338

Foto: Reprodução - Inicio do fogo a partir de um cabo de energia rompido no pasto

Segundo ele, foi informado também a concessionária de energia, que demorou quase 24 horas para comparecer ao local

Na manhã desta quarta-feira (14), um produtor de uma propriedade rural na MS-338, que liga Camapuã a Ribas do Rio Pardo, aproximadamente a 40km de Camapuã, notou que um cabo de energia estava rompido em um pasto da fazenda, onde estava se iniciando um foco de incêndio.

Imediatamente o homem informou os funcionários da fazenda, que providenciaram um caminhão pipa para apagar o fogo que em pouco tempo, já estava tomando proporções enormes. Segundo ele, foi informado também a concessionária de energia, que demorou quase 24 horas para comparecer ao local.

 

 

O produtor acredita que o estrago só não foi maior, porque havia chovido na região na tarde de terça-feira e a vegetação ainda estava um pouco úmida, mas mesmo assim o fogo estava se alastrando, conforme visto na imagem abaixo, uma grande área já queimada.

Grande incêndio

A região passou recentemente por um desastre no início do mês, onde um incêndio de grandes proporções queimou aproximadamente 5 mil hectares em várias fazendas, sendo elas, Saturno, Centauro, Apa, Serena, Ronda, Água Azul, Santa Luíza e outras.

 

 

Foram vários focos de incêndio, os produtores da região até criaram um grupo no aplicativo WhatsApp, a fim de melhorar a comunicação e conseguirem informar entre si em tempo real onde os focos estavam ocorrendo.

Houve mobilização geral dos produtores, com tanques, tratores com grades, bombas costais e muito esforço, houve também o apoio de uma viatura do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul, já que a Prefeitura de Camapuã não conta com caminhão pipa para auxiliar nestes casos, o fogo durou cerca de 3 dias até ser contido pelos produtores e funcionários.

Um dos produtores enviou uma foto a redação do InfocoMS, que possivelmente, segundo ele, pode ter sido o início do grande incêncio do início do mês que queimou pastagens na sua e em outras outras fazendas da região. Confira abaixo.

O produtor comentou, que a empresa concessionária de energia é responsável pela limpeza ao longo da linha, justamente para que não aconteçam acidentes como este. “Um galho de uma árvore qualquer, enconstado em um fio energizado, com o calor de mais de 40ºC que fazia naqueles dias, a baixa umidade do ar e o vento forte, pode sim iniciar um incêndio como o que aconteceu na região, afirmou o produtor.

 

Caminhão de uma das fazendas foi consumido pelo fogo – Foto: WhatsApp / InfocoMS

 

Reclamação geral

Os produtores da região reclamaram da interrupção frequente no fornecimento de energia elétrica em suas propriedades, eles relatam que acontece praticamente toda semana, as vezes todos os dias e que a fraquência maior é no período de chuvas. Um deles relatou que sempre que acontece uma queda de energia, imediatamente é informado a concessionária, que sempre demora para corrigir o problema. Outro relata que isso acontece a vários anos e que já questionaram a empresa responsável sobre melhorias na rede elétrica para que as interrupções de energia não aconteçam com tanta frequência e a resposta é sempre a mesma, “estamos fazendo o possível para melhorar”.

Várias das propriedades tiveram que comprar geradores, devido a frequência com que ficam sem energia elétrica e também para não terem mais prejuizos com alimentos, principalmente leite e carne, que estraga sem uma refrigeração adequada.

Nossa redação tentou contato com alguém responsável da empresa Energisa através do 0800 mas não conseguiu resposta sobre a reclamação dos produtores.

 

Pé de côco Macaúba com uma das folhas sobre os fios de energia, o que pode ter causado o inicio do fogo – Foto: WhatsApp / InfocoMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes