Marceneiro – Após perder as eleições para o Senado e ficar sem cargo político, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), tem dedicado ainda mais tempo à marcenaria, hobby conhecido do médico. Nas redes sociais ele postou a última “obra”, a nova porta do celeiro da chácara dele. Toda feita à mão.
Novidade – Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP) afirmou que praticamente todas as comissões da Casa de Leis estão com nomes definidos. A novidade neste ano abre ainda mais espaço para os deputados não se engalfinharem na disputa por cargos: a criação da Comissão de Acompanhamento de Contrato de Gestão e do Plano de Governo.
OFF – Embora no expediente da Câmara Municipal de Tacuru conste funcionamento das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, quem precisa entrar em contato via telefone com a Casa de Leis não consegue. Ninguém atende ao número fornecido no site oficial do Legislativo. Ou não respeitam o horário ou precisam revisar as informações divulgadas à população.
Jeito Riedel – O governador Eduardo Riedel (PSDB) esbanjou simpatia em entrega de obra. Ao encontrar a diretora da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, ele fez questão de assumir o “transporte” da servidora que temporariamente está em cadeira de rodas. Com o joelho quebrado após cair em um sorvete que estava no chão de um shopping da Capital, ela foi guiada pelo próprio chefe do Executivo nos corredores da nova estrutura reformada. Feliz da vida, ela saiu distribuindo beijos aos alunos.
Degradação – Em evento de comemoração dos dois anos do ITV (Instituto Taquari Vivo), na próxima quarta-feira (15), no Bioparque Pantanal em Campo Grande, será feita a entrega oficial de um amplo estudo realizado em parceria com a Salva Tecnologia de Monitoramento Ambiental, sobre a dinâmica do uso do solo. Um dos diagnósticos segue preocupante: 52% das pastagens na região ainda estão degradadas ou em degradação.
Cursos aprovados – O Diário Oficial da União trouxe nesta segunda-feira lista de quase 90 cursos superiores que foram reconhecidos pelo MEC. De MS, constam dois: Farmácia, da Anhanguera de Dourados, com 150 vagas por ano; e Matemática, em Campo Grande, oferecidas pela Faculdade de Mato Grosso do Sul Aesms, com 100 vagas.
STF e os estados – O STF julgou ações diretas de inconstitucionalidade que esparramam efeitos em todos os estados. Muitos deles, inclusive, participam das ações na condição de amicus curiae, como “amigo da causa”. Uma das ações determina que não pode uma lei estadual permitir que recursos depositados de ações judiciais sejam utilizados para pagamento de precatórios enquanto ficam lá aplicados, aguardando desfecho das demandas.
Acabou a criatividade – Em outra Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), referente ao Ceará, que vale para todo País, os ministros consideraram inconstitucional lei que criava regras próprias para aposentadoria de conselheiros de TCE. A ordem do STF é: todas as regras de aposentadoria devem seguir fielmente o art. 40, § 1º, III, da Constituição Federal, não há espaço para criatividade.
Combustíveis – O STF também publicou o encaminhamento do tema da ADI 7.191, sobre lei que forçou estados a baixarem o ICMS da gasolina, ao considerar o produto essencial. Como a Corte costurou um acordo entre o Congresso e os governadores, agora define que o debate sobre a essencialidade sobre o tema deve ficar com os legisladores, devolvendo a solução para onde a polêmica se iniciou.
Duplo militante – Vice-presidente do Diversidade Tucana, ala do PSDB em Campo Grande, Carlos Eduardo Rodrigues foi nomeado com cargo de Direção Gerencial e Assessoramento para se dedicar às políticas públicas de proteção aos animais no governo estadual. Homem trans, ele é conhecido como ativista pelos direitos das pessoas LGBT+ e também pela proteção aos animais, o que faz há 12 anos.
Fonte: CG News