Viveiro de mudas de São Gabriel do Oeste recebe ampliação

Com um investimento de mais de 320 mil reais, a área do viveiro já está recebendo uma nova estrutura para disposição, plantio e conservação das mudas

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) e a Semagro, está realizando a ampliação do viveiro de mudas da cidade. O local de produção de mudas nativas, que hoje é o maior do estado de Mato Grosso do Sul, deve dobrar sua capacidade atual, de 500 mil para um milhão de mudas ao ano.

Com um investimento de mais de 320 mil reais, a área do viveiro já está recebendo uma nova estrutura para disposição, plantio e conservação das mudas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, o viveiro também faz parte de um projeto para recuperação ambiental do rio Taquari fornecendo as mudas para reconstituição das matas ciliares. “Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura do local e ampliar ainda mais o número de mudas para atender a demanda da região”, disse.

Foto: Assessoria de Comunicação

Em janeiro deste ano, uma equipe do Imasul esteve em São Gabriel do Oeste para acompanhar o andamento da obra. O Imasul garante, por meio do Termo de Cooperação, o suporte técnico necessário para o desenvolvimento das mudas. Já o convênio entre a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) prevê a adequação do espaço físico visando a ampliação da capacidade da unidade.

Foto: Assessoria de Comunicação

O recurso será aplicado na reforma do sistema de irrigação, calçamento, substituição do sombrite, instalação da estrutura de bancadas móveis de alumínio, bandejas tipo caixa, instrumentos de coleta de sementes, entre outros. A unidade, hoje já é equipada com laboratório de sementes, câmara fria, poço artesiano de alta vazão, casa de germinação e pátios de condução e rustificação de mudas.

Foto: Assessoria de Comunicação

O viveiro e sua equipe executam também diversas ações dentro do município, contribuindo para arborização urbana local. Além disso, a unidade atende aos munícipes e aos municípios da região com a venda de mudas de Ipês, Jatobás, Cumbarus, Guanandis, Aroeiras, Carobinhas, entre outros.

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes