Ovinocultura é oportunidade de negócio para produtor de MS

Ovinocultura é oportunidade de negócio para produtor de MS

Foto: Divulgação SENAR-MS

Devido à demanda maior que oferta, preços tem apresentado valorização no estado

Devido a uma demanda maior que a oferta, o preço de ovinos tem apresentado valorização em Mato Grosso do Sul. O estado é um dos poucos que tiveram alta no preço, assim como o Ceará, e valor local está abaixo apenas da cotação de São Paulo.

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia), apesar deste ser historicamente um período de preços em baixa, o setor registrou valorização de aproximadamente 1% entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Segundo o levantamento, o quilo vivo do cordeiro tem cotação média de R$ 7,80 no período.

O técnico de campo do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) afirma que o mercado para carne de ovinos é comprador e bem diversificado. “Temos os compradores de animais gordos para abate, pessoas que compram animais magros para engorda e posterior abate. Além disso, temos demanda tanto para animais jovens, os mais procurados por mercados mais exigentes, quanto por adultos que se destinam à produção de carne processada”, afirma

Ele destaca que uma análise histórica, avaliando as cotações desde 2011, aponta para um crescimento de 7 a 9 pontos percentuais. De acordo com relatório Agromensal do Cepea, neste ano, a ovinocultura brasileira pode ser beneficiada pelo crescimento esperado para o País.

“Mesmo que as principais carnes demandadas pelos brasileiros continuem sendo a bovina, a suína e a de frango, o crescimento da renda possibilita aos consumidores o acesso a produtos de maior valor agregado, como é o caso da carne ovina”, assinala o documento.

Fonte: Capitalnews

Compartilhe

Write a Comment

view all comments