Projeto ‘Bombeiros do Amanhã’ encerra Ano Letivo com celebração em São Gabriel do Oeste

Na noite desta terça-feira, dia 13, o Corpo de Bombeiros de São Gabriel do Oeste, em colaboração com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de encerramento das atividades do ano letivo de 2023 do Projeto “Bombeiros do Amanhã”. O evento foi conduzido pela capitã Juliana Ornelas Ribeiro, do 22º Subagrupamento de Bombeiros Militar, e contou com a participação do Sd BM Mariel Milleo.

O Projeto “Bombeiros do Amanhã”, que teve início em abril deste ano, proporcionou a participação de 46 crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Desse contingente, 24 alunos concluíram as atividades e avaliações, sendo promovidos ao título de cabos bombeiros.

Os participantes do projeto receberam treinamentos abrangentes, abordando ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento em altura e prevenção de acidentes domésticos. Essas habilidades não apenas contribuem para a formação pessoal dos envolvidos, mas também os capacitam como multiplicadores nas comunidades.

A seleção para ingresso no programa exige que os interessados estejam matriculados em instituições de ensino, sendo realizada uma avaliação que leva em consideração critérios socioeconômicos.

Durante a solenidade, autoridades locais, incluindo o vice-prefeito Valdecir Malacarne, a Secretária de Educação Danielle Emiliani, o presidente da Câmara Fernando Rocha, a presidente da Funsaúde Clarice Scariot e o presidente da Cooasgo Sérgio Marcon, entregaram certificados e homenagearam os alunos com melhores notas, reconhecendo o esforço e dedicação.

O vice-prefeito Valdecir destacou o êxito do projeto, que proporciona aos estudantes um aprendizado diferenciado, envolvendo conceitos de hierarquia, ordem e disciplina, fundamentais para o desenvolvimento de cada um deles. Danielle Emiliani ressaltou o carinho manifestado pelas crianças e jovens e a relevância da contribuição do programa “Bombeiros do Amanhã” para a sociedade como um todo.

Ao final da solenidade, os “pequenos bombeiros” foram submetidos ao “batismo”, marcado pela aspersão da água proveniente dos caminhões dos bombeiros. O projeto está programado para receber uma nova turma em 2024, mantendo viva a tradição e o compromisso com a formação cidadã.

Notícias semelhantes