Aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está suspensa temporariamente por falta de imunizantes

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste informou nesta quinta-feira (29), que a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac está suspensa temporariamente no município. O motivo é a falta do imunizante produzido pelo Butantan e que representa grande parte das aplicações de primeira dose que aconteceram nos primeiros meses de vacinação.

Em São Gabriel do Oeste, a imunização de segunda dose está atrasada deste 20 de abril, data de aprazamento que se encontra incompleta pela escassez das doses. De acordo com a coordenadora da vacinação, Thaís Marocco, este atraso não prejudica a eficácia da vacina, mas preocupa aqueles que estão aguardando a finalização do esquema vacinal.

“Muitas pessoas estão nos ligando, perguntado sobre a segunda dose. Nós estamos orientando a população sobre o processo e pedindo um pouco mais de calma, pois esperamos que o Ministério da Saúde possa regularizar o fornecimento das vacinas em breve”, disse a coordenadora.

Thaís ainda explicou que o Estado estará recebendo um novo lote de Coronavac nesta quinta, mas que as vacinas serão destinas ao Distrito Sanitário Indígena (DSEI) que, anteriormente, emprestou ao Governo as doses do imunizante que não estavam sendo usadas e que agora serão repostas.

O Município deve receber neste final de semana mais doses de AstraZeneca que devem ser utilizadas para encerrar a vacinação dos idosos de 61 anos de idade e iniciar a imunização da faixa etária de 60 anos. A cidade ainda aguarda o envio de novas remessas para regularizar a segunda dose.

Notícias semelhantes