Câmara é parceira do programa “Cidades Conscientes” para um município sustentável

A Câmara de Vereadores de São Gabriel do Oeste é parceira do programa “Cidades Conscientes”, do Instituto Cidades, que busca envolver a sociedade e as organizações na construção de um município sustentável e entende a consciência da população como principal indicador de sucesso de uma sociedade.

Duas palestras gratuitas e abertas ao público serão realizadas no próximo dia oito de abril (08/04) na ACISGA (Associação Empresarial de São Gabriel Do Oeste) para melhor entender a temática. A primeira voltada ao envolvimento da sociedade, das 14h às 15h30 e a segunda as organizações, das 16h às 17h30. O presidente da Câmara, Fernando Rocha, estará presente no evento.

Segundo explica o Instituto, a metodologia aplicada é realizada por meio de pesquisa onde são analisadas as informações e reflexões que impactam a vida da população, tanto na parte social quanto na econômica. Esse resultado, posteriormente, é distribuído aos agentes públicos, privados e instituições de ensino de forma que possam atuar, viabilizando a construção de políticas públicas integradas.

Um deles é o Mapa da Felicidade, que levanta os Indicadores de Felicidade de municípios, enquanto o outro é o Mapa de Cidades Conscientes, que avalia os aspectos relacionados com os interesses da Agenda 2030 da ONU. Ao final, uma audiência pública é realizada para a apresentação dos indicadores.

Para as organizações, há ainda o “Selo Empresas Conscientes”, que é uma forma de comunicar aos consumidores a maturidade nas ESG (práticas de governança ambientais, sociais e corporativas com foco em promover sustentabilidade). “Queremos estimular a participação direta também dos empresários, cumprindo o seu papel social, não só o que reza o seu propósito, mas também o estabelecido no contrato social da empresa”, afirma o Instituto.

Para o presidente Rocha, essa ação demonstra uma enorme importância para a Câmara onde se pode ter caminhos para a atuação dos vereadores na construção de políticas públicas sustentáveis, refletindo a melhoria diretamente no atendimento à população. Segundo explica, é uma metodologia de gestão que, colocada em prática, torna a sociedade mais consciente no presente, cuidando do bem-estar, bem como contribuindo para as gerações futuras e para o futuro do município.

Notícias semelhantes