Câmara realiza 1ª sessão do Cine Câmara e leva cinema, cultura e educação a alunos da rede municipal

A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste realizou, no dia 22 de abril, a primeira sessão do Programa Cine Câmara, iniciativa que une cultura, educação e formação cidadã. A atividade atendeu cerca de 50 crianças da rede municipal de ensino, neste caso da Escola Armelindo Tonon e integrou ações em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, ao folclore brasileiro e à conscientização ambiental.

Durante a sessão, foi exibido o filme Curupira – O Herói da Mata, uma animação brasileira que retrata a figura do Curupira, personagem do folclore indígena, conhecido como guardião da floresta. A obra destaca a importância da preservação ambiental, especialmente no contexto do Pantanal e apresenta valores ligados à proteção da natureza e dos animais.

O Cine Câmara é um programa institucional desenvolvido pela Câmara Municipal, com curadoria da Escola do Legislativo, voltado ao incentivo ao acesso à cultura audiovisual. A proposta é oferecer exibições gratuitas com conteúdos educativos, culturais e institucionais, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.

A iniciativa também está alinhada ao programa Rota Cine MS, coordenado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que busca ampliar o acesso ao cinema e valorizar a produção audiovisual regional.

Após a exibição, a equipe da Escola do Legislativo promoveu um momento de diálogo com os alunos e professoras, possibilitando a troca de ideias sobre os temas abordados no filme. Durante a conversa, foram compartilhadas experiências desenvolvidas na escola, como projetos com materiais recicláveis, a horta comunitária e práticas de separação correta do lixo, já adotadas no município por meio de contêineres. Os alunos relataram, inclusive, que participam ativamente dessas ações, auxiliando os pais na coleta seletiva.

De acordo com a coordenação, a ação representa uma oportunidade significativa para muitas crianças, que tiveram na Câmara o primeiro contato com a experiência de assistir a um filme em formato de cinema.

A próxima sessão do Cine Câmara já está programada para o dia 30 de abril, às 14h, com a participação dos alunos da Escola Nilma Glória, dando continuidade à proposta de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a educação por meio do audiovisual.

Notícias semelhantes