Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea acontece na próxima semana em São Gabriel do Oeste

Nos dias 24 e 25 de abril, quarta e quinta-feira da próxima semana, São Gabriel do Oeste receberá novamente a Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e com o apoio do Lions Club, tem como tema este ano “Você doa, a vida agradece”.

A participação da população é fundamental para ajudar quem mais precisa. A coleta será feita na quarta-feira, dia 24, das 13h às 17h, e na quinta-feira, dia 25, das 7h às 11h, na Unidade de Saúde V, dos Correios. Para doar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml) para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

Critérios para Doação

Pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar mais de 51 quilos, estar com boa saúde e bem alimentado na data da doação. Não podem doar sangue pessoas que tiverem ingerido álcool a menos de 12 horas, que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de Chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV ou qualquer doença sexualmente transmissível, grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente também deve aguardar seis meses para realizar a doação.

Notícias semelhantes