Com 87% de área colhida de soja, Mato Grosso do Sul segue com estimativa de produção de 13,8 milhões de toneladas

Mato Grosso do Sul já colheu 87,3% de sua área plantada de soja até o dia 22 de março. Apesar do avanço na colheita e as estimativas de quebra de safra, a expectativa de produção para o Estado na safra 2023/2024 de soja segue a mesma prevista no início do ciclo: 13,8 milhões de toneladas, de acordo com a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

Os dados são do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da entidade. Ainda segundo o levantamento da instituição, a área de soja no Estado apresenta crescimento de 6,5% em relação ao ciclo anterior (2022/2023), atingindo uma área de 4,265 milhões de hectares, com produtividade estimada de 54 sc/ha.

Recentemente, representantes do setor de agricultura do Estado afirmaram temer perdas na safra de soja por causa da seca intensa que atingiu a região no ano passado. Segundo eles, os prejuízos podem gerar quebra de 20% na produção sul-mato-grossense.

“No Estado, foram identificados quatro níveis distintos de lavouras. As primeiras são as lavouras que provavelmente perderam entre 40% e 60% da área cultivada devido à estiagem. Em seguida, temos áreas bem estruturadas que, apesar das chuvas isoladas, apresentam uma produtividade menor devido à quantidade reduzida de vagens totalmente granadas e algumas vagens sem granação”, diz trecho do relatório do Siga MS.

Diante da previsão, líderes do agronegócio local já buscaram ajuda do Governo Federal para minimizar os impactos econômicos dessas perdas. No entanto, os números seguem os mesmos daqueles estimados no início do ciclo em Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes