Cuidado: Automedicação pode piorar situação de pacientes com Dengue, alertam especialistas

MS já registrou seis mortes por conta da doença em 2020, onde foram confirmados 1.344 casos.

O avanço dos casos de Dengue em Mato Grosso do Sul faz aumentar a procura por analgésicos e antitérmicos, em gotas ou em comprimidos. O problema é que, segundo médicos e especialistas, a automedicação pode tornar os casos da doença ainda mais graves.

“A infecção pela Dengue altera a coagulação sanguínea, então você tomar um medicamento que também altera, que aumenta o sangramento aí você pode ter a famosa hemorragia de Dengue “, explicou o infectologista Eugênio Barros.

Uma mulher, de 52 anos, foi a sexta vítima em decorrência de Dengue em Mato Grosso do Sul, em 2020. Ela morreu no dia 23 de janeiro, em Nova Andradina, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no dia 29 de janeiro.

A dor no corpo, no entanto, faz com que muitas pessoas fiquem em dúvida se podem ou não tomar algum tipo de anti-inflamatório, como o diclofenaco de potássio, mas o uso é proibido.

Em caso de qualquer sintoma da dengue, a primeira coisa a ser feita é procurar uma Unidade Básica de Saúde para que o médico ou profissional da saúde possa avaliar o caso e prescrever o medicamento necessário conforme a dor e os sinais que a pessoa apresenta.

Fonte: G1MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes