Denúncias: Moradores reclamam de queimadas no Bairro Milane

Foto: Foto: Divulgação Facebook/Você Repórter

Fumaça gerada pela queimada e a baixa umidade do ar tem revoltado quem convive diariamente com o transtorno

Moradores do Bairro Milane, estão revoltados com a situação na região, que está sofrendo constantemente com queimadas na região nas proximidades das chácaras, mais precisamente na Rua Santa Maria, provocadas por moradores.

Na noite da última segunda-feira (13) várias reclamações foram feitas através das redes sociais (Facebook e WhatsApp), alguns moradores do local postaram fotos do momento da queimada, denunciando a ação.

O problema, segundo uma das moradoras, é recorrente e tem incomodado muitas pessoas que vivem no local, que vem sofrendo com a fumaça da queima de resíduos, que acontecem sempre ao anoitecer. Pela falta de vento e a baixa umidade do ar, a queimada cria uma nuvem de fumaça e penetra nas residências sufocando os moradores, deixando com dificuldade de respirar.

Foto: Divulgação Facebook/Você Reporter

 

De acordo com uma moradora da região, a preocupação maior são com os idosos e as crianças, ela mesma está preocupada com uma vizinha e a própria mãe idosas e que estão com problemas de saúde, segundo ela a fumaça agrava mais ainda a situação. Ela  disse também que o que mais incomoda é a falta de respeito das pessoas que provoca as queimadas.

“O problema tem se repetido e tem deixado os moradores inconformados com a fumaça que invade as residências e com a sujeira deixada pelas cinzas. Além da preocupação do momento em que estamos vivendo com a pandemia do COVID-19, onde a população vem se poupando e se resguardando dentro de casa para evitar algum problema respiratório”, relatou uma das moradoras.

Outro morador, nos informou também que já fez contato com o setor responsável da Prefeitura Municipal, alertando sobre a queimada, a qual o informou que iriam tomar providências para resolver a situação.

Diante dos fatos e das reclamações, os moradores do Bairro Milane, pedem fiscalização rígida para combater as queimadas e enquadrar os responsáveis.

Foto: Divulgação Facebook/Você Repórter

Queimada urbana é crime e pode dar multa e detenção.

Queimar lixo doméstico é crime. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.

O que diz a Lei??

Causar queimadas tanto no perímetro rural como urbano, o infrator também poderá responder por crime de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, bem como ser multado administrativamente e receber multa de R$ 5.000,00 a R$ 50.000.000,00. Em todos os casos, os infratores poderão sofrer ação civil para reparação dos danos ambientais.

A fiscalização das queimadas no Estado é realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais.

Foto: Divulgação Facebook/Você Repórter  

 

VEJA AQUI MS

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes