Diretores da COOASGO visitam granja em construção com projeto inovador no Estado

Responsável por manter cerca 16 mil empregos e com uma produção estimada em R$ 16 bilhões no último ano, a suinocultura é uma das cadeias produtivas que mais cresce em Mato Grosso do Sul, onde a produção segue em constante evolução.

Na última semana, a COOASGO representada pelos seus diretores conselheiros, acompanhados do gerente da agência Corporate/Banco do Brasil Thiago Serpa Boynara, visitaram a construção da Unidade Produtora de Desmamados (UPD), de propriedade do cooperado Edson Cristofolini, que tem uma previsão inicial para o alojamento de 3.500 matrizes, devendo ser ampliada em uma segunda etapa para 7 mil matrizes.

 

 

 

 

 

 

 

Instalada no município de Rio Negro, o projeto chama a atenção pela extensão das baias que são estruturadas em pedras de ardósia, uma rocha metamórfica formada pela transformação da argila sob grande pressão e temperatura, que hoje é considerada a pedra mais durável e bonita para ser usada em construções.

“É um projeto completamente diferente do que nós estamos acostumados a ver na região de São Gabriel do Oeste e também no Estado que surpreende pela dimensão do barracão, pois quando construímos os barracões da nossa unidade em Rio Verde com 36 metros de largura, já tínhamos achado algo excepcional e agora nós estamos vendo barracões com 60 metros de largura, então é algo que não estamos acostumados a ver”, destacou o diretor Rainer Josef Ruiz de Goehr.

 

 

 

 

 

 

 

Outro ponto destacado pelo diretor sobre o projeto, é a rapidez no andamento da obra com a utilização da ardósia, onde as peças já vêm cortadas, dando mais praticidade e agilidade no processo de montagem.

“É realmente surpreendente, um conceito diferente, nunca tinha visto uma obra com esse conceito na construção de placas de ardósia e acredito que é algo que podemos começar a pensar para novas obras, inclusive de terminações e creches pela agilidade que traz ao processo”, ressaltou Rainer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já o Diretor Presidente da cooperativa Sérgio Luiz Marcon destacou sobre o trabalho que a cooperativa tem feito, focado na busca por novos investimentos na suinocultura com o objetivo de suprir a demanda de leitões para alojamento e abate na região, buscando atrair suinocultores com experiência na atividade numa de nossas maiores deficiências que era a produção de leitões.

“Essa unidade que estamos visitando hoje é o primeiro investimento concretizado no ano de 2021 que já está com um andamento avançado da obra e que após os primeiros meses do início do alojamento, previsto para maio, já resultará em uma diminuição dos animais vindos do Sul. Com isso temos a certeza que a qualidade e adaptação desses animais produzidos aqui serão superiores, trazendo mais resultado para nossos associados e para a cooperativa”, ressaltou Sérgio.

Sistema de Produção UPD

A granja do Cristofolini vai ser a primeira em que a COOASGO trabalhará em parceria com o produtor no sistema de Comodato Total, sistema semelhante ao do Suicooper, onde a cooperativa não tem a necessidade de imobilizar o seu capital na construção civil.

“Nesse sistema, o produtor entra com toda a parte de mão de obra e instalação da granja e a cooperativa com a entrega dos animais, que no caso da UPD serão leitoas na faixa de 90 a 100 kg de peso vivo, oriundas da nossa unidade Multiplicadora de Matrizes, Granja Rio Verde e após o desmame, os leitões serão trazidos para o sistema de creche da cooperativa”, explicou Rainer.

Filial COOASGO em Rio Negro

Aproveitando a visita a Rio Negro, a comitiva visitou também o terreno sede das futuras instalações da primeira filial COOASGO no município, que nesta semana já iniciou a fase de terraplanagem para a construção de uma unidade que atenderá o setor de Agropecuária e atacarejo.

“É um projeto piloto que a cooperativa COOASGO está implantando e a cidade de Rio Negro foi escolhida pelo grande potencial do setor Agropecuário e com a instalação da primeira unidade Produtora de Desmamados (UPD) e uma segunda que também deverá ser implantada seguindo o mesmo sistema”, destaco o presidente da cooperativa Sérgio Marcon.

De acordo com o presidente, a expectativa com a abertura de uma nova filial na área de revenda, é atender a grande parcela de produtores e associados desta região que tende a se desenvolver com os investimentos por parte do Governo Federal e Estadual em obras de pavimentação, contemplando a BR-419 no trecho entre Rio Verde e Rio Negro, que também se integram ao bloco rodoviário que o Estado está implantando no Pantanal e encurtando caminhos à Rota Bioceânica (Brasil-Chile), criando desta maneira, um novo corredor de desenvolvimento do setor agropecuário.

Notícias semelhantes