Esposa e duas filhas de ex-presidente da Funai morrem em acidente em Goiás

Acidente na tarde desta terça-feira (5) matou a esposa e as duas filhas do ex-presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sydney Possuelo, na BR-020, em Formosa de Goiás.

De acordo com o portal Terra, o carro em que a família estava bateu em uma carreta. O neto de Sydney, um menino de 10 anos, estava no veículo e sobreviveu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os carros bateram de frente. Os veículos envolvidos no acidente eram uma Carreta Scania que transportava carga de algodão, conduzida por um homem de 34 anos, e um Suzuki Grand Vitara 2WD, de cor marrom, conduzido por uma das filhas de Possuelo, de 47 anos, que tinha mais três passageiros a bordo.

Em nota publicada nesta quarta-feira (6), a Funai lamentou as mortes. Confira a nota na íntegra:

“A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem a público manifestar imenso pesar diante do falecimento da companheira e das duas enteadas do sertanista e ex-presidente da fundação, Sydney Possuelo, ocorrido na última terça (5), num grave acidente na BR-020, próximo à via de acesso ao município de Flores de Goiás (GO).

O carro onde estavam Rosita Mascarenhas Watkins, de 64 anos, as filhas Karla Mascarenhas Watkins e Michelle Mascarenhas Watkins; e o neto de  Rosita, de 10 anos, bateu em uma carreta. A criança sobreviveu.

Defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social, Rosita trabalhou na Embaixada do Reino Unido por duas décadas. Ela trabalhava na produção de  internacional sobre a Amazônia e a trajetória de Sydney Possuelo. Era companheira há sete anos de Possuelo, um dos principais sertanistas do país, que nos anos 1980 ajudou a instituir a política de não contato com povos isolados, adotada desde então pela Funai.

Para Joenia Wapichana, presidenta da Funai, a perda de Rosita é inestimável. “Rosita era amiga de todos. Tinha a consideração de me ligar perguntando se eu estava bem, e dizia que podia contar com eles. Sempre foi muito atenciosa e solidária”.

Rosita esteve com Joenia, pela última vez, em 28 de julho de 2023, em um evento convocado pelo Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu (MT), em que ocorreu o anúncio da aprovação dos estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso. Intitulado “Chamado de Raoni”, o evento buscou promover a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, buscando estabelecer uma plataforma unificada de reivindicações em defesa de seus direitos territoriais, culturais e ambientais.

Em junho de 2023, Rosita também esteve na sede da Funai, em , acompanhada de Sydney Possuelo e da atriz Lucélia Santos, numa visita de cortesia. Na ocasião, foram recebidos pela assessora Parlamentar, Ana Paula Sabino, e pela Assessora de Acompanhamento de Estudos e Pesquisas, Maial Kaiapó.

A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas diante dessa tragédia.”

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes