Fuga sobre Águas: Pescadores fogem após serem surpreendidos em pesca ilegal pela PMA de Coxim

Policiais Militares Ambientais de Coxim estão realizando fiscalização preventiva à pesca durante a operação Big Fish I/21, a qual faz parte da operação Semana Santa. Na madrugada desta sexta-feira (2) durante diligências no rio Taquari, no local conhecido como Barranco Vermelho, os militares surpreenderam dois elementos em uma embarcação, que iniciavam uma pescaria com rede de pesca (petrecho proibido).

Quando os policiais clarearam para o rumo da embarcação para a abordagem, os dois pescadores que estavam com o motor do barco ligado, armando a rede, empreenderam fuga, abandonando o petrecho ilegal. A equipe ainda os perseguiu, porém, devido ao risco por causa da escuridão, voltou e recolheu o petrecho que estava sendo armado pelos infratores. Foi apreendida a rede de pesca que mediu 160 metros.

A PMA tentará identificar os pescadores. Se identificados, os infratores responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Serão também multados administrativamente em valor de R$ 700 a R$ 100 mil.

A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura. Caso a fiscalização não chegasse e houvesse um cardume no local, os infratores conseguiriam depredá-lo em pouco tempo. Por isso, a fiscalização precisa ser mantida diuturnamente.

Notícias semelhantes