Lula vem a MS e embarca carga bovina para China: ‘vão ter muitos chineses comendo nossa carne’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Campo Grande na manhã desta sexta-feira (12) para a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato. Dentre os compromissos, o presidente acompanhou o primeiro lote de carne bovina que será enviado para China a partir de um dos frigoríficos recém-habilitados para exportação ao país asiático.

A cerimônia contou com a participação do governador Eduardo Riedel (PSDB), da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Os deputados federais Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Geraldo Resende (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), também estiveram presente. Além dos deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Gleice Jane (PT) e Zeca do PT.

Lula visitou a planta frigorífica em Campo Grande, acompanhado de acionistas da JBS. De forma simbólica, o presidente realizou o “primeiro envio” de carne brasileira para China a partir do frigorífico visitado. Em Mato Grosso do Sul, 6 unidades frigoríficas, de quatro empresas, receberam a habilitação para exportação.

Em sua fala, o presidente celebrou a parceria comercial e destacou a presença do embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, no evento. Lula disse que pretende mostrar imagens do ato para o presidente do país asiático, Xi Jinping.

“Vamos mostrar o povo de Mato Grosso do Sul batendo palmas para o embaixador chinês no dia em que estamos exportando o primeiro carregamento de carne desse frigorífico para China. Daqui alguns dias vai ter muitos chineses comendo a nossa carne”.

Nos últimos 15 meses, o Brasil abriu 105 novos mercados em 50 países. Lula afirmou que o Brasil tem capacidade para exportar, produzir com qualidade e mercado para consumir. “Temos que vender e também comprar. É assim a política internacional. Por isso as coisas têm dado certo”.

Lula cumpre agenda em Campo Grande — Foto: José Câmara
Lula cumpre agenda em Campo Grande — Foto: José Câmara

Em seu discurso, Lula falou sobre a desigualdade e a importância da qualificação profissional. O presidente lembrou que recentemente foram anunciados 100 novos campi de institutos federais de educação em todo país.

Mato Grosso do Sul foi contemplado com duas novas unidades nas cidades de Paranaíba e Amambai.

“Ninguém nasce gostando de ser pobre, as pessoas são pobres porque não tem oportunidades. É o estado que precisa oferecer condições para as pessoas progredirem na vida. É a qualificação profissional que dá competitividade ao país. Quanto mais qualidade profissional tiver os nossos jovens, mais qualidade terá os nossos produtos, sejam eles carne, verdura ou o que mais quisermos vender”.

Durante a cerimônia, o representante global da JBS, Gilberto Tomazoni, anunciou que vai investir para dobrar a produção e empregos na unidade, que fica na BR-060, saída para Sidrolândia. Em Mato Grosso do Sul, o frigorífico conta com 17,3 mil colaboradores diretos.

“Vamos processar 4.400 animais por dia. Vamos aumentar em 2 .300 novos postos de trabalho. Somente aqui, em Mato Grosso do Sul, a JBS possui 27 unidades em 10 municípios. Estamos investindo R$ 3 bilhões para abastecer o estado e o mundo com mais de 90 mil toneladas de alimentos por mês”, anunciou.

Primeira visita no terceiro mandato

Essa foi a primeira visita a Mato Grosso do Sul desde o início do terceiro mandato. O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran por volta das 9h35 (horário de MS).

Durante o trajeto de deslocamento até o frigorifico, Lula foi escoltado pela Polícia da Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar fez o policiamento ostensivo no entorno do evento.

Avião presidencial chega em Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda
Avião presidencial chega em Campo Grande — Foto: Fabiano Arruda

A segurança foi reforçada, com revista pessoal e em bolsas. Um espaço na frente do palco foi reservado para lideranças do partido com credencial. Todas as pessoas foram cadastradas e passaram por revista em detector de metais.

Novas plantas frigoríficas habilitadas em MS

A China é o principal parceiro comercial para proteína animal do Brasil, além de ser líder como destino das exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango.

As empresas autorizadas em Mato Grosso do Sul são as seguintes:

  • JBS S/A, de Naviraí (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Boibras Industria e Comercio de Carnes e Sub-produtos Ltda, de São Gabriel do Oeste (MS) – abatedouro de bovinos;
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
  • JBS S/A, de Campo Grande (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Marfrig Global Foods S. A, de Bataguassu (MS) – abatedouro de bovinos;
  • Prima Food S.A, de Cassilândia (MS) – abatedouro de bovinos.

De acordo com o Mapa, parte dos estabelecimentos foram auditados remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Mato Grosso do Sul possui 4 milhões de cabeças de gado certificadas para abate.

Fonte: G1 MS

Notícias semelhantes