Mato Grosso do Sul recebe 41,2 mil doses da AstraZeneca nesta quinta-feira

Novo lote de vacinas contra Covid-19, com 41.250 doses da AstraZeneca-Oxoford-Fiocruz, desembarca nesta quinta-feira (15) às 18h no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Desse quantitativo, um Campo Grande deve ser contemplada com cerca de 15.200 doses. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) afirma ao Correio do Estado que a Capital fica com 37% das doses repartidas entre os 66 municípios de Mato Grosso do Sul.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta que os municípios podem remanejar dose 1 (D1) para usar como

dose 2 (D2), ou seja, os municípios podem usar a D1 para completar o esquema vacinal de quem tomar precisa a D2 no tempo estipulado.

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul apliquem a AstraZeneca e Pfizer com prazo maior entre doses.

Orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) indicam que a AstraZeneca-Oxford-Fiocruz e a Pfizer-BioNTech devem ser aplicadas com três meses de intervalo entre a primeira e segunda dose.

Coronavac deve ser aplicada com 28 dias de intervalo entre a primeira e segunda dose. A Janssen é dose única.

O Ministério da Saúde afirma que o maior prazo entre as doses tem respostas protetoras mais duradouras.

Anteriormente, municípios de Mato Grosso do Sul aplicaram doses da AstraZeneca e Pfizer com dois meses de intervalo.

De acordo com os dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 52,51% de pessoas vacinadas e 27,86% imunizados contra Covid-19.

Das 2.132.700 doses recebidas do imunizante, Mato Grosso do Sul aplicou 2.043.509.

Segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Campo Grande tem 44,76% de vacinados e 24,22% de imunizados.

Este número representa 405.533 campos-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 264.274 pessoas que tomaram como duas doses ou dose única.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país sem classificação de aplicação da primeira e segunda dose, de acordo com os dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Uma campanha de vacinação contra Covid-19 começou em 18 de janeiro de 2021 em Mato Grosso do Sul.

créditos:Correio do Estado

Notícias semelhantes