Nível do Rio Taquari sobe 86 cm em menos de 24 horas e deixa Defesa Civil de Coxim em alerta

Foto: Foto: Maikon Leal

O nível do rio Taquari subiu quase 1 metro em menos de 24 horas, devido à grande quantidade de chuva que vem ocorrendo nos últimos dias.

No início da manhã desta segunda-feira (13) o nível do rio estava marcando 3,93 metros, já nesta terça-feira (14) o nível do rio subiu 86 centímetros, marcando 4,79 metros no pluviômetro.

A situação deixou a Defesa Civil de Coxim em estado de alerta, já que quando o nível do rio chega à marca de 5 metros é emitido um alerta de emergência, podendo haver risco de transbordamento em alguns locais da cidade.

Até as 07h46min desta terça-feira, a ANA (Agência Nacional das Águas) havia registrado 87,4 milímetros de chuva em Coxim, ontem (13), foram registrados 93 mm.

Segundo o coordenador de defesa civil de Coxim, Gilberto Portela, apesar do nível do rio Taquari ter subido consideravelmente, ainda não oferece risco a população ribeirinha, e que o prefeito Edilson Magro já se colocou a disposição da defesa civil e está nas ruas verificando os estragos provocados pela chuva em Coxim.

Além disso, Portela informou ainda que  Defesa Civil está em alerta e que a população ribeirinha já conhece o problema e como funciona, mesmo assim espera chegar ao nível extremo para sair de suas casas. Apesar disso, a defesa civil está acompanhando com frequência a meteorologia para evitar surpresas e agir com antecedência caso haja necessidade.

O fluxo de água do rio Taquari tem aumentado devido as chuvas que ocorrem não só em Coxim, mas também nas cidades vizinhas como Alcinópolis, São Gabriel do Oeste e Rio Verde, fazendo com que rios menores desaguem no rio Taquari.

 

FONTE COXIM AGORA

Notícias semelhantes