Novo aviso coloca todo MS em alerta para tempestades e chuvas intensas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emiti um novo alerta de tempestade e chuvas intensas, com nível laranja para riscos de prejuízos pelo mau tempo.

As chuvas variam de 20 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhada de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. A condição pode causar queda de granizo, estrago em plantações, alagamento e queda de árvores.

Estão em grau de severidade maiores as cidades de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Nível dos rios em alerta

O excesso de chuva em duas semanas aumentou consideravelmente o nível de rios em Mato Grosso do Sul. O rio Miranda está próximo a cota de emergência. O volume de água na porção que passa pela região urbana está perto dos 7 metros, podendo causar transbordamentos.

Conforme o Aviso de Evento Crítico de número 24/2023 feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), existe “potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana”.

Uma das situações que mais preocupa agora está relacionada à subida do rio Apa, que passa por vários municípios localizados na fronteira com o Paraguai. De acordo com o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, entra quarta (1) e quinta-feira (2), foram registrados 140 mm de chuva em Bela Vista – onde o excesso de chuvas fez a aferição dos últimos 30 dias chegar aos 385 mm, e a dos últimos 60 marcar 678 mm acumulados.

 

Fonte: Mídiamax

Notícias semelhantes