Prefeitura realiza rastreamento e monitoramento de casos confirmados de Covid-19 e seus contatos

Uma das medidas adotadas pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste por meio da Secretaria de Saúde para a redução da propagação do coronavírus no município, foi o rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram a confirmação da doença. Auxiliada desde de setembro de 2020 pelo sistema Rastrear, implantado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde faz o acompanhamento e a investigação dos casos.

Ilaine Marroco, responsável pelo atendimento e monitoramento via telefone, explica a importância desta ação que busca a interrupção da cadeia de transmissão da Covid-19 entre os munícipes. De acordo com Ilaine, todos os casos de coronavírus confirmados, inclusive os realizados em laboratórios particulares, são informados no sistema. “A partir destes dados, entramos em contato com as pessoas positivadas e traçamos uma linha do tempo, desde o início dos sintomas até a confirmação da doença”, informou.

“Essa linha do tempo nos dá um parâmetro para compreender a possível causa ou local da contaminação. Também serve como base para rastrearmos possíveis contatos deste paciente e investigarmos se há a possibilidade de contaminação dos mesmos”, disse Ilaine. Ela ainda reforçou a importância da colaboração da população nesta hora. “Muitas vezes quando ligamos para a pessoa, há uma resistência em conversar sobre o caso e fazer o acompanhamento. É de extrema importância essa colaboração para que possamos evitar novos casos de Covid-19”.

A coordenadora também fez um apelo e pediu a sensibilização da população para a manutenção do isolamento domiciliar durante o período de contaminação pelo coronavírus. “Nosso trabalho é levar um alerta. Somente com a sensibilização de cada um; com o respeito e amor ao próximo poderemos vencer essa batalha. Seja consciente e faça o seu isolamento enquanto estiver com a doença”, finalizou.

Rastrear

O monitoramento é realizado diariamente, onde através da listagem apresentada no sistema são realizadas ligações telefônicas ou ainda o envio de mensagens de WhatsApp para verificar o estado de saúde do contaminado e criar a cadeia de contatos para a identificação de possíveis pessoas com sinais e sintomas de Covid.

Notícias semelhantes