São Gabriel do Oeste: Saúde aguarda recebimento de novas doses para dar continuidade a calendário de vacinação

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Internacional

A Secretaria de Saúde aguarda liberação de um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade à imunização em São Gabriel do Oeste. As últimas doses disponíveis foram aplicadas ainda na terça-feira (20) em idosos de 62 anos. Entre os vacinados, também estavam idosos agendados para receber a segunda dose no dia 20 de abril.

Segundo informações da coordenadora de imunização do munícipio, Thaís Marocco, a cidade deve receber ainda nesta semana mais uma nova remessa de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A expectativa, é que as doses enviadas possam ser suficientes para encerrar a vacinação dos idosos de 62 anos e cumprir com o calendário de imunização da segunda dose para os estão com o aprazamento vencido.

Thaís ainda informou que na última terça, a vacinação foi disponibilizada para a nova faixa etária com o restante das doses que estavam destinadas aos idosos de 63 anos. “Como houve uma sobra destas vacinas, ampliamos a nossa cobertura vacinal e atendemos mais de cem idosos de 62 anos com a vacina de Oxford”, comentou.

Ela também explicou que os pacientes que possuem a D2 (segunda dose) em atraso, são aqueles que aguardam uma nova remessa de Coronavac, do Instituto Butantan. “Aplicamos algumas doses de D2 em idosos com agendamento em 20 de abril com o estoque de vacinas de pessoas que não compareceram a imunização de segunda dose nas datas anteriores. Agora, esperamos receber novas doses desta vacina para realizar a imunização total dos idosos que aguardam na fila. Vale lembrar que não há perda de eficiência ou eficácia da vacina pelo atraso”, disse.

Novas doses

O Secretário Geraldo Resende informou em uma live realizada hoje no Facebook que o Mato Grosso do Sul deve receber, entre quinta e sexta-feira, mais um carregamento com novas doses de vacina contra a Covid-19. Não há ainda dados exatos de quantas doses recebidas nessa 14ª remessa enviados pelo Governo Federal. No Brasil são 3,4 milhões de doses a serem distribuídas, sendo 2,7 milhões da Oxford/AstraZeneca e o restante de Coronavac.

Notícias semelhantes