Previdência de São Gabriel do Oeste concede primeiras aposentadorias

Na manhã da última quinta-feira (18), às 10h, o Instituto de Previdência Própria do Município de São Gabriel do Oeste (SGO PREV) realizou a concessão do benefício das primeiras aposentadorias pelo Regime Próprio. Desde 2019, o Instituto passou a ser o gestor único das aposentadorias, pensões, licenças, entre outros, dos servidores públicos municipais efetivos da cidade.

O evento aconteceu na sede do SGO PREV e contou com a presença das beneficiárias, do presidente do Instituto, José Luis Ribeiro de Leon, dos diretores Flávio Kowaleski e Clarice Ribeiro e da presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), Miram Amaral. No ato, as professoras Jucinara Carraro Ribas, Sirlete do Nascimento, Celeste Ramos da Silva Tartari, Ivani Terezinha Tomasi Pereira e Maria Irene Reginato Eibel receberam o benefício.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, destacou a importância do ato e comentou sobre sua busca, como vereador, para iniciar o processo de implantação da previdência no município. Fernando relembra que foi através de audiência pública realizada na Câmara, onde trouxe especialista em direito previdenciário público, que foi dado o primeiro passo para que o regime saísse do papel. “Depois da audiência foi feito um estudo de viabilidade e em seguida um projeto de lei foi encaminhado para a Câmara, que discutiu e aprovou o projeto criando o SGO PREV. Essa criação é um marco para os servidores do Município”, explicou Fernando.

José Luis, presidente do Instituto, agradeceu ao entendimento do prefeito Jeferson sobre a necessidade da criação da previdência, uma luta antiga dos funcionários públicos. “A criação deste regime traz mais tranquilidade e segurança para os servidores pois possibilita a sua participação. O SGO PREV é administrado pelos próprios servidores, numa gestão compartilhada onde todos os processos são feitos com qualidade técnica, rapidez e transparência”, comentou. “Aproveito para agradecer o empenho do prefeito para que a previdência fosse criada; além deste, parabenizo essas grandes mulheres, servidoras que muito fizeram pela nossa cidade”, finalizou.

Jeferson também parabenizou as professoras e falou sobre a dedicação que elas sempre tiveram no setor público. O prefeito ainda enalteceu a criação do SGO PREV. “O Instituto de Previdência própria foi criado respeitando o trâmite legal e o prazo para os municípios criarem os seus sistemas próprios de previdência. São Gabriel optou por criar seu próprio regime, um anseio antigo dos servidores e após cálculo atuarial, verificou-se que o Instituto era viável”, declarou.

O SGO PREV está localizado na rua Rio Grande do Sul, número 1409.

Notícias semelhantes