Projeto Horta comunitária leva qualidade e segurança alimentar para pacientes do ESF 9 no Bairro São Cristóvão.

Uma vida mais saudável está associada à cuidados recorrentes com a saúde aliado a bons hábitos de alimentação, é aquela história, comer bem faz bem, não é à toa que a síndrome metabólica vem sendo apontada como um inimigo silencioso, sendo ela um conjunto de fatores que contribuem para o aparecimento e agravamento de doenças como hipertensão, diabetes e outras. A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

Diante desse cenário a equipe do ESF 9 desenvolve o projeto da Horta Comunitária com o objetivo de dispensar gratuitamente hortaliças aos pacientes:  hipertensos, diabéticos, gestantes, idosos e também deficiência nutricional.

O projeto teve início em 2019 com a ajuda da equipe e de voluntários da própria comunidade. Em 2021 a horta passou por uma restruturação com o apoio da Secretaria de infraestrutura e foi dado início à nova plantação e a população já está desfrutando dessa produção.

Segundo a Enfermeira Luciane, chefe da unidade, o projeto é uma ação social desenvolvida pela equipe do Posto de Saúde com apoio de voluntários que ajuda a garantir segurança alimentar e a criação de novos hábitos alimentares aos pacientes, o que ajuda a conscientização e prevenção dessas doenças.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias semelhantes