São Gabriel do Oeste intensifica monitoramento em casos confirmados e suspeitos de Coronavírus

Foto: Assessoria de Comunicação

O contato telefônico é uma das formas de acompanhar a evolução dos casos suspeitos e confirmados, principalmente os que estão enquadrados no grupo de risco

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste está intensificado o acompanhamento, por meio telefônico e presencial, dos pacientes suspeitos e confirmados de terem contraído a Covid-19. O objetivo é interceptar grupos contaminados e suprimir a cadeia de transmissão do vírus, mapeando indivíduos que apresentam os sintomas.

O contato telefônico é uma das formas de acompanhar a evolução dos casos suspeitos e confirmados, principalmente os que estão enquadrados no grupo de risco. No período determinado aos pacientes pela equipe técnica do COE (Centro de Operações de Emergências), são realizadas ligações para saber o estado de saúde, prestar orientações e reforçar as medidas de isolamento social. Não obtendo retorno, será realizada uma visita domiciliar sem prévio aviso aos pacientes.

O diferencial da ação são as visitas realizadas através de denúncias, no caso de pessoas contaminadas que não estão cumprindo o isolamento domiciliar, expondo demais membros da comunidade ao risco do contágio.

De acordo com o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, as visitas são fundamentais para reforçar o isolamento social, além disso contam com o apoio da Policiar Militar. “Se a pessoa diagnosticada com o Coronavírus for pega circulando livremente pela rua ela será conduzida coercitivamente de volta para a casa, por isso o apoio da Polícia Militar”, explicou.

Considerando os efeitos da Lei n.º 13.979/2020, que estabelece medidas a serem implementadas para o enfrentamento da situação emergencial de Saúde Pública, o cidadão que estiver contaminado e não cumprir o isolamento domiciliar, bem como demais orientações para evitar a propagação do vírus, pode ser enquadrado no Crime de infração de medida sanitária preventiva, Art. 268 do Código Penal.

Números dos telefones para as denúncias

Assessoria de Comunicação PMSGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes