Saúde: Cuidados com a dengue devem ser redobrados com o período de chuvas

Com a chegada do período de chuvas, o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta consideravelmente na cidade. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste lança novamente um alerta, solicitando que a população redobre os cuidados de prevenção contra o mosquito realizando a limpeza de seus quintais.

De acordo com o secretário da pasta, Geraldo Rolim, durante o último ano, houve uma intensificação das campanhas de conscientização sobre as ações necessárias para evitar a disseminação do mosquito. Apesar do Município não estar mais em primeiro lugar no Estado em incidência, os números registrados continuam altos, sendo solicitado a colaboração dos moradores para que reforcem a varredura em suas casas, eliminando água parada e os possíveis criadouros do Aedes.

As altas temperaturas da estação associadas com a água proveniente da chuva são a combinação perfeita para o surgimento de novos focos do vetor transmissor da dengue, zica e Chikungunya. “A eliminação desses focos deve acontecer o ano todo, independente da época do ano. Não podemos deixar que o mosquito tome conta da nossa casa”, comentou Geraldo.

O secretário apontou que o trabalho tem sido constante e que os agentes de endemias seguem orientando a comunidade para que cuidem dos seus imóveis e auxiliem na prevenção e no controle ao mosquito. “Tire alguns minutos da sua semana para verificar sua casa, seu quintal e conferir se não há nenhum lugar exposto que possa se tornar um criadouro. Nos auxilie nesta luta; o combate a dengue é uma responsabilidade de todos nós”, pontuou.

A Campanha “SGO contra o Mosquito” deve continuar sendo realizada na cidade, com ações de orientação nas escolas, blitz educativas e visitas periódicas às casas do município, além, é claro, do trabalho constante executado pelos agentes de controle de endemias.

Notícias semelhantes