Saúde realizará campanha de coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero no Assentamento Itaqui no próximo dia 3

A Secretaria Municipal de Saúde realizará na próxima terça-feira (03), mais uma etapa da campanha de coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero. Desta vez, a ação será realizada no Assentamento Itaqui, em sua unidade de saúde. As coletas serão realizadas das 8h às 11h30 da manhã e além dos preventivos, exames de testagem rápida para ISTS, sífilis e hepatites virais também serão ofertados.

A ação busca a normalização do atendimento para a realização de exames que estavam suspensos devido a pandemia do coronavírus. De acordo com a enfermeira coordenadora dos Programas Municipais de Saúde e que é responsável pela campanha, Juciléia Magalhães, todas as unidades de saúde estarão retornando agora com o agendamento de exames de preventivos para toda população são-gabrielense.

“Estamos caminhando para o retorno dos exames ginecológicos e de outros de rotina que eram oferecidos em nossas unidades de saúde. Esperamos que em breve possamos voltar a nossa rotina e retornar com todas as campanhas, que são muito importantes para a comunidade”, comentou Juciléia. A campanha preventiva visa atender mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que possuem vida sexual ativa. A coordenadora informou que na data também serão realizados exames clínicos das mamas e orientações sobre o autoexame.

Para esta etapa no Assentamento Itaqui, não será necessário o agendamento, basta comparecer a unidade e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e CPF.

Notícias semelhantes