Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste promove ações alusivas ao Setembro Amarelo em suas Unidades

Desde o início do mês de setembro, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste está promovendo em suas ESF’s uma série de ações e palestras sobre a prevenção ao suicídio, tema abordado durante o Setembro Amarelo. A campanha deste ano visa o acolhimento e a conscientização da população sobre a importância da valorização da vida.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em torno de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados ou acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar.

Para a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, os dados, que são alarmantes, demonstram ainda mais a importância que órgãos públicos devem dar a esta temática, trabalhando na promoção de ações que intensifiquem os debates em torno da prevenção ao suicídio e que chamem a atenção da população, auxiliando na identificação de pessoas que precisem de ajuda. “Precisamos estimular a promoção da saúde mental e dar suporte emocional e profissional a quem está passando por uma situação difícil; enquanto Saúde Pública devemos fazer a nossa parte”, apontou a secretária.

A enfermeira Thaís Marocco, responsável pela organização das palestras e atividades realizadas nas unidades, informou que os profissionais de saúde estão procurando orientar e elucidar dúvidas da população, alertando e informando sobre as formas de prevenção ao suicídio e os serviços oferecidos pelo Município para aqueles que querem e precisam conversar ou passar por uma assistência médica. “Este tema ainda é tratado como tabu por muita gente e com a ajuda dessas palestras poderemos dar mais visibilidade ao tema e apresentar aos cidadãos são-gabrielenses os serviços e redes disponíveis para o atendimento psicossocial”, informou.

“Este é um mês dedicado à conscientização. Atravessamos nestes últimos anos um período difícil; uma pandemia que mexeu com o psicológico de todo mundo. Não tem sido fácil e diante dessa fragilidade também é necessário que reforcemos nossas ações, trabalhando e abrindo ainda mais as nossas portas para ouvir, abraçar e dar suporte para quem está sofrendo”, finalizou Thaís.

A campanha Setembro Amarelo se estende até o final deste mês, mas a prevenção ao suicídio é realizada diariamente durante todo o ano em todas as Unidades de Saúde da cidade. Para receber atendimento, basta buscar a ESF do seu bairro.

Um canal de apoio

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. Realiza um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, pelo telefone 188, 24 horas, todos os dias. Outros canais, como e-mail e chat, você encontra no link https://www.cvv.org.br/.

Notícias semelhantes