Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste promove ações alusivas ao Setembro Amarelo em suas Unidades

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Desde o início do mês de setembro, a Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste está promovendo em suas ESF’s uma série de ações e palestras sobre a prevenção ao suicídio, tema abordado durante o Setembro Amarelo. A campanha deste ano visa o acolhimento e a conscientização da população sobre a importância da valorização da vida.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em torno de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados ou acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar.

Para a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, os dados, que são alarmantes, demonstram ainda mais a importância que órgãos públicos devem dar a esta temática, trabalhando na promoção de ações que intensifiquem os debates em torno da prevenção ao suicídio e que chamem a atenção da população, auxiliando na identificação de pessoas que precisem de ajuda. “Precisamos estimular a promoção da saúde mental e dar suporte emocional e profissional a quem está passando por uma situação difícil; enquanto Saúde Pública devemos fazer a nossa parte”, apontou a secretária.

A enfermeira Thaís Marocco, responsável pela organização das palestras e atividades realizadas nas unidades, informou que os profissionais de saúde estão procurando orientar e elucidar dúvidas da população, alertando e informando sobre as formas de prevenção ao suicídio e os serviços oferecidos pelo Município para aqueles que querem e precisam conversar ou passar por uma assistência médica. “Este tema ainda é tratado como tabu por muita gente e com a ajuda dessas palestras poderemos dar mais visibilidade ao tema e apresentar aos cidadãos são-gabrielenses os serviços e redes disponíveis para o atendimento psicossocial”, informou.

“Este é um mês dedicado à conscientização. Atravessamos nestes últimos anos um período difícil; uma pandemia que mexeu com o psicológico de todo mundo. Não tem sido fácil e diante dessa fragilidade também é necessário que reforcemos nossas ações, trabalhando e abrindo ainda mais as nossas portas para ouvir, abraçar e dar suporte para quem está sofrendo”, finalizou Thaís.

A campanha Setembro Amarelo se estende até o final deste mês, mas a prevenção ao suicídio é realizada diariamente durante todo o ano em todas as Unidades de Saúde da cidade. Para receber atendimento, basta buscar a ESF do seu bairro.

Um canal de apoio

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. Realiza um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, pelo telefone 188, 24 horas, todos os dias. Outros canais, como e-mail e chat, você encontra no link https://www.cvv.org.br/.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Notícias semelhantes