Ao longo de mês de setembro a Secretaria de Saúde tem realizado diversas ações de prevenção ao suicídio dentro de suas Unidades. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo que busca a promoção de atividades de valorização da vida com atenção especial para o bem-estar da comunidade.
De acordo com a coordenadora das Unidades de Saúde, Thaís Marocco, antes de promover palestras para a população, os colaboradores do Postos de Saúde passaram por uma capacitação conduzida pelos psicólogos do Município, Fernanda Rita Levandoski e Djair Rodrigo Andreoli. “É necessário debater sobre o tema, aprender a identificar os sinais e prevenir o suicídio. O nosso trabalho é mostrar que a saúde mental é importante e que os nossos profissionais estão preparados para perceber e atender a necessidade dos pacientes de um atendimento psicológico”, comentou.
Além de abordar a prevenção ao suicídio, os psicólogos apresentaram mais informações sobre os serviços oferecidos na cidade pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que faz o acolhimento e atende os casos de sofrimento ou transtornos – depressão, ansiedade, estresse, entre outros, para todas as faixas etárias.
“Após a formação, os nossos profissionais agora seguem realizando diversas oficinas e rodas de conversa para alertar a população sobre a realidade do suicídio, as formas de identificação de sinais e prevenção”, pontuou Thaís. “Nós abraçamos essa Campanha para levar orientação e apoio. O Setembro Amarelo é um mês de diálogo, um mês para falarmos sobre saúde mental e mostrar às pessoas que sofrem com pensamentos suicidas que elas não estão sozinhas, que a morte não é a solução”, alertou a coordenadora.
“É importante que a comunidade saiba que a Saúde disponibiliza um serviço especializado de atendimento psicológico gratuitamente que auxiliará em todo o processo de recuperação. Se você conhece alguém que está vivendo um momento de crise ou se é você que está precisando de apoio, procure ajuda, vá até a Unidade de Saúde mais próxima e converse sobre o que sente”, finalizou Thaís.
A campanha Setembro Amarelo é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em conjunto com o Conselho Federal de Medicina e o Centro de Valorização da Vida e tem por objetivo a prevenção ao suicídio. O telefone do CVV, que presta serviço voluntário na prevenção ao suicídio é o 188 e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país 24 horas por dia. As ações em São Gabriel do Oeste seguem até o final do mês.