Na última semana a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Trânsito, deu início a instalação de uma série de casinhas para as ilustres visitantes e moradoras da cidade, as araras-canindé. A princípio, o Município instalaria 6 unidades das novas moradias, que agora foram ampliadas para 11, com a doação de mais 5 casas pelo vereador e parceiro da ação Rogério Rohr.
Ainda na sexta-feira (06), ele esteve com o secretário da pasta, Eris Oliveira Barbosa, acompanhando a instalação da primeira unidade, que foi doada, no cruzamento das avenidas São Francisco e Getúlio Vargas. Em fevereiro deste ano, Rogério visitou o Instituto Arara Azul em Campo Grande, buscando orientações sobre a construção dessas pequenas moradias, desde o tipo de material a ser utilizado ao tamanho adequado para que as araras pudessem construir seu ninho. Além de proporcionar um local seguro para a postura dos ovos, a instalação das casas auxilia na preservação das palmeiras imperiais plantadas por todo o município.
Rogério agradeceu a parceria da Secretaria de Infraestrutura e convidou a população a contemplar a beleza e o colorido das aves que já estão “acomodadas” em suas novas moradias. “Gostaria de agradecer a Secretaria de Infraestrutura, que na tarde de hoje, possibilitou a instalação de uma das casinhas das araras que foram doadas por este parlamentar, onde já havia pedido autorização para instalação no começo do ano, após visita ao Projeto Arara Azul em Campo Grande; são casinhas feitas de material reciclável, bem reforçadas para aguentar a ação do tempo”, disse o vereador.
De acordo com a equipe, as próximas unidades devem ser fixadas em algumas das árvores nas imediações do Parque Ecológico e demais avenidas da cidade. Eris informou que, para que as araras continuem a circular pelo município, a prefeitura também está investindo em um novo projeto de arborização; substituindo algumas árvores antigas por novas plantas do cerrado, que oferecem um habitat mais propício para as aves da região; ele também agradeceu ao apoio do vereador Rogério.
Arara-canindé (Ara ararauna)
A espécie mede 83 centímetros e chama atenção pelas cores das penas: azul e amarelo. Alimenta-se de sementes, frutas e nozes. Vive aos pares ou em grupos de até 30 indivíduos em florestas de galeria, várzeas com palmeiras e no interior e borda de florestas altas. Distribui-se da Amazônia até o Paraná. Pode ser encontrada também no Peru, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Equador.