Agosto Lilás: Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste recebeu ações da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social e o CRAS, esteve realizando, nesta terça-feira (16), uma série de ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher para as reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino da cidade. A programação faz parte da Campanha Agosto Lilás.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventudes, Luciane de Souza Gonçalves, as detentas puderam participar de uma palestra que abordou os diversos tipos de violência doméstica e de abusos que atacam a dignidade e o respeito feminino.

A apresentação foi ministrada por profissionais da rede socioassistencial do município que teve como objetivo orientar as mulheres encarceradas a respeito da importância de conhecer os ciclos da violência doméstica, coibindo e prevenindo contra ela. “Muitas mulheres continuam no ciclo da violência acreditando, por exemplo, que o homem vai mudar, precisamos quebrar esse ciclo”, comentou Luciane.

Durante a ação, as reeducandas puderam ainda tirar suas dúvidas em uma roda de conversa. Ao todo, 36 internas participaram da palestra e receberam também serviços de beleza, como corte de cabelo, maquiagem e manicure.

A iniciativa foi promovida por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher. A ação ainda recebeu o apoio de Afrodite Hair, Maxximu’s Cabeleireiros e Barbearia, Salão Toda Bonita e Rubstein Correia Dias.

Notícias semelhantes