Hospital e Fórum de São Gabriel do Oeste apresentam Projeto Dar a Luz para grupo de gestantes

Na última semana, a assistente social Maira dos Reis, do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, esteve no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), apresentando um novo projeto que será implementado no município com o apoio da Vara da Infância de São Gabriel do Oeste. O projeto Dar a Luz nasceu em 2011 na capital Campo Grande e será agora estendido ao município na busca de prestar apoio à gestante que tem intenção de colocar seu filho para a adoção.

Durante a apresentação, realizada em conjunto com a assistente social judiciária Camila Santos, do Fórum Municipal, a proposta do projeto foi explicada. Em uma palestra, o grupo de mulheres gestantes que participam das atividades do CRAS conheceram o novo serviço de acolhimento, apoio e orientação às mulheres/mães que desejam entregar seus filhos em adoção. Em pauta, a reflexão sobre o processo de decisão e a importância da entrega responsável foram abordadas.

Maira explicou que a proposta é apresentar um espaço dentro do Fórum e também do Hospital Municipal, onde a gestante possa ser ouvida, com o acompanhamento de uma psicóloga e/ou uma assistente social. “Desistir de um filho é uma decisão difícil, cheia de temores e de preconceitos. Precisamos abraçar essas mulheres e verificar a real causa dessa entrega. Nosso trabalho é orientar e garantir que esses pequenos não sejam colocados em situação de risco após o nascimento”, disse.

“Explicamos para as mulheres a importância do processo da adoção e que ela precisa ser feita legalmente, pelos trâmites corretos”, explicou Camila. Ela e Maira apontaram que as maiores causas de entrega de crianças para adoção são as dificuldades financeiras dos pais e que muitas vezes, estes não procuram a Vara para intermediar o processo e acabam entregando para pessoas desconhecidas que não estão preparadas para adotar. “A Vara faz todo um trabalho de avaliação sobre futuros pais, auxiliando na escolha dos mesmos. Para a gestante, o processo é totalmente seguro pois ela poderá ser inserida em uma rede de proteção e receber o apoio que precisa”, enfatizou.

“Não é crime dar o filho para adoção, crime é abandoná-lo, deixar em portas ou terrenos baldios. É importante que a mulher saiba que há o apoio necessário para que tudo seja feito de forma correta, com sigilo, aqui no próprio município. Nós estamos de portas abertas, assim como o Hospital Municipal, para tirar as dúvidas destas gestantes e compartilhar sentimentos. Há uma equipe preparada para aconselhar e auxiliar as futuras mamães a tomar a decisão da doação de forma responsável, concluiu.

Estiveram presentes na palestra, a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, o diretor do CRAS, Fábio Miranda, representantes do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e membros do Conselho Tutelar.

A adoção de uma criança é um ato de amor. O projeto Dar a Luz será apresentado para gestantes da rede socioassistencial e rede de saúde nos próximos meses. Para mais informações e saber sobre o atendimento e aconselhamento sobre o processo de adoção, tanto para gestantes, quanto para quem quer adotar uma criança, é necessário entrar em contato com o Fórum de São Gabriel do Oeste, avenida São Francisco, nº 550. O telefone é o 3295-1110 e o horário de funcionamento é das 12h às 18h.

Na Fundação de Saúde – Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira o serviço de acompanhamento e apoio à gestante é oferecido pela assistente social Maira dos Reis, telefone 3295-3206.

Notícias semelhantes