SAAE de São Gabriel do Oeste lança campanha para modernização de hidrômetros.

Ligações da rede de águas do município de São Gabriel do Oeste passarão por uma modernização nos próximos meses, segundo o planejamento do SAAE. A ação se faz necessária segundo informações técnicas, devido ao desgaste os atuais hidrômetros acabam por sofrer com a depreciação. Ainda segundo os técnicos do SAAE a vida útil do hidrômetro é de 5 anos, a partir dos quais ele pode começar a apresentar defeitos e falha na medição, indicando que é hora da substituição.

Como a maioria das unidades de consumo em São Gabriel do Oeste já têm mais de 5 anos, a troca se faz necessária para garantir a medição mais justa e cobrança mais transparente.

Por que é preciso trocar o hidrômetro?

Porque dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, o equipamento se desgasta, havendo a necessidade de substituição. O ideal, segundo recomendação técnica do INMETRO, é que essa troca seja realizada de cinco em cinco anos.

O hidrômetro não marca a mais, pois à medida que o tempo passa, as engrenagens do hidrômetro sofrem desgastes, o que faz com que sua sensibilidade seja diminuída, prejudicando o registro de pequenos consumos dentro do imóvel. Por isso, logo após a trocado hidrômetro, é possível que ocorra uma elevação no consumo.

Como todo equipamento moderno, os hidrômetros sofrem constantes evoluções tecnológicas, tornando-se mais sensíveis, isto é, registram vazões cada vez menores e, com isso, consumos ou vazamentos pequenos passam a ser medidos com o novo hidrômetro.

Sendo um equipamento mecânico, o hidrômetro gira somente quando a água estiver passando por ele. Quando ele girar, sem a utilização de água no imóvel, pode ser sinal de vazamento não-visível (subterrânea).

Como o valor da conta é calculado em função do volume de água que ele registra, é justo que a medição seja sempre confiável e correta. Se depois da troca do aparelho o consumidor verificar uma variação muito grande no valor da conta, pode ser um sinal vazamento de água nas instalações internas do imóvel. Orientamos o cliente a contratar um profissional para identificar possíveis vazamentos internos.

O SAAE informa ainda que as substituições do hidrômetro não refletirão em custos para os moradores.

Para agendar a substituição do seu hidrômetro, entre em contato com o SAAE pelo telefone disponibilizado em sua conta de água e agende sua visita técnica.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias semelhantes